FATO OU FAKE? Viralizou vídeo que fala sobre técnica que promete acabar com cirurgia em caso de câncer de mama. Será?

Ajude a divulgar informação do bem. Será que é plenamente verdade a ideia transmitida nesse vídeo?

Sobre o vídeo que circula nas redes sociais sobre uma nova técnica desenvolvida por pesquisadores em Israel, que promete acabar com as cirurgias de mastectomia e afins, pedimos um help ao corpo científico do Oncoguia sobre o tema, afinal o assunto é muito sério e as pessoas mais afetadas por esta notícia são justamente aquelas que precisam de tratamento contra o câncer de mama.

O Dr. Gilberto Amorim, oncologista da Oncologia D’ Or, que também integra o conselho científico do Oncoguia e da Fundação Laço Rosa, se manifestou a respeito do vídeo. Veja abaixo seu posicionamento:

“Este vídeo VIRALIZOU…mas cabem algumas explicações…
A crioterapia ou crioablação já é feita em casos muito selecionados, mas em nenhum centro (nem mesmo em 🇮🇱 Israel) substituiu o tratamento convencional de cirurgia, radio, quimio, imunoterapia etc.
Pode ser feita em alguns raros casos de metástases, com resultados equivalentes aos de uma radio-ablação ou de uma radiocirurgia.
Evidentemente é EXPERIMENTAL em tumores primários de mama.
É uma técnica que no futuro é aceitável imaginar que após a biópsia e a confirmação de que é câncer e de que as características moleculares não são agressivas que se possa dispensar uma cirurgia nesses casos bem selecionados…não sei quando é este futuro, mas não está longe
Mais estudos são necessários. Estamos de olho nas pesquisas.
MUITO CUIDADO AO REPASSAR COMO SE FOSSE ALGO DEFINITIVO E PARA TODOS OS CASOS!” muito bem observa o Dr. Gilberto Amorim.

Então, se é para viralizarmos notícias, que o ato seja feito no contexto correto.

A pesquisa existe. ✔️É FATO.

A ideia de que a técnica é aplicável a todos os casos imediatamente e que dispensa o tratamento convencional ❌ É FAKE! Cuidado ao disseminar essa ideia.

A boa notícia é que, sim, a ciência está avançando constantemente e que talvez NO FUTURO, isso possa se aplicar a ALGUMAS SITUAÇÕES, dependendo das circunstâncias e do caso concreto

Para compreender melhor a situação colocaremos aqui o vídeo em questão. Mas antes de assistir vamos fazer um combinado? Você só repassará este vídeo adiante com a devida contextualização.

Certo?

Vídeo que viralizou fala sobre pesquisa que promete acabar com mastectomias. É fato ou fake?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: