O X Congresso da Sociedade Franco Brasileira de Oncologia e a Sala O Novo Caminho da Oncologia

O X Congresso Franco Brasileiro de Oncologia acontecerá neste mês, com direito a diversos palestrantes brasileiros e internacionais que procuram trazer o que há de melhor no mundo da ciência para o tratamento de pacientes que lutam contra o câncer.

Uma das grandes novidades do evento é a sala O NOVO CAMINHO DA ONCOLOGIA: MULTIDISCIPLINARIDADE E COMUNICAÇÃO. A sala é o resultado de uma parceria entre o Blog Viver Eu Quero e a médica oncologista Sabrina Chagas. 

Day Sant´Anna, como vocês sabem, foi diagnosticada com um câncer de mama em 2016 e, mais recentemente, descobriu ser portadora da Síndrome do Câncer Hereditário. A mutação genética do BRCA passou a ser de conhecimento do grande público especialmente após o famoso episódio da atriz Angelina Jolie, também portadora da doença e que expôs o próprio caso com o intuito de alertar outras pessoas pelo mundo.

A ideia é levar uma programação científica, mas que aborde respostas para os anseios de quem lida diretamente contra o câncer: o paciente. Quantas vezes as pessoas se sentem impotentes frente aos desafios trazidos por esta patologia? E se em, algum nível, estiver ao alcance do paciente melhorar as suas chances? E se ele puder fazer mais por si? Evidentemente que o tratamento tradicional permanece, mas exercícios físicos, boa alimentação e outras técnicas podem colaborar para o tratamento e têm respaldo científico para tanto, mas às vezes essa informação não chega a quem precisa. Daí a proposta de uma sala sobre multidisciplinaridade (no sentido mais amplo da palavra) e comunicação. Juntos podemos encontrar uma maneira para que a informação de qualidade efetivamente chegue a quem precisa.” comenta Day, paciente e blogueira. 

Divas na Folia
Projeto de Day Sant’Anna e Dra Sabrina Chagas no Projeto Divas na Folia em fevereiro de 2018. (Crédito: Wagner Assis)

Já a Dra. Sabrina Chagas, além de oncologista, é filha de um mastologista que também foi diagnosticado com um câncer de mama. A experiência enquanto familiar de um paciente se transformou em livro e mudou sua perspectiva sobre o assunto.

Daí a união dessas duas para promover uma sala tão diferente e com uma perspectiva ainda mais humanizada.

Ouvir o outro lado, ou seja, ouvir também os pacientes é uma tendência nos estudos e salas dos congressos europeus e americanos, mas ainda pouco visto aqui no Brasil. Por isso, resolvemos trazer isso para o Franco Brasileiro, e nossa proposta foi aceita. Eu sei bem como é o outro lado. Além de oncologista, vivi de perto o que é ter um familiar com câncer” conta Sabrina.

Outro petropolitano que palestrará no evento é o doutorando em Biociências Estevão Scudese. Ano passado ele participou de um grupo científico nos EUA que, em linhas gerais, busca comprovar que o aumento da massa muscular é capaz de beneficiar (e muito) pacientes diabéticos, captando biologicamente o excesso de glicose circulante. Ocorre que, em tese, este mesmo processo bioquímico pode beneficiar pacientes oncológicos, não apenas melhorando sua qualidade de vida, mas até mesmo diminuindo o risco de recidivas da doença.

image1 (3)
Professor Estevão Scudese e Day Sant´Anna (Crédito: Viver Eu Quero)

Nós fomos geneticamente programados para nos movimentar. Portanto, a falta de atividade em conjunto com o excesso de oferta de alimento e energia já é por si só uma situação artificial que irá gerar consequências metabólicas negativas. Já está bem estabelecido que o sedentarismo é fator de risco para o desenvolvimento da doença. Além disso, quando há indicação para a prática, o exercício físico tem o potencial de aprimorar as valências físicas do paciente, o que aumenta as chances de sobrevivência, além de acelerar a recuperação reduzindo as chances de recidiva”, afirma o professor Estevão.

O X Congresso da Sociedade Franco Brasileira acontecerá entre os dias 20 e 22 de setembro de 2018, no Hotel Windsor da Barra – Rio de Janeiro/RJ e a sala O Novo Caminho da Oncologia será apresentada no sábado, dia 22.

Veja abaixo a programação completa e postagens sobre diversas palestras:

HORÁRIO PAINEL PALESTRA PALESTRANTE09_00 – 09_25 Estilo de Vida X Risco de Câncer – COM MESA DE 10_15 AS 10_30 O PAPEL DO EXERCÍCIO FÍSICO ESTEVÃO SCUDESE09_25 – 09_50 QUAL É

View this post on Instagram

Dra Silvana Aquino é psicóloga, palestrante e possui uma incrível experiência com pacientes em cuidados paliativos, com anos de atuação no INCA IV. Ela será nossa palestrante sobre o tema "Como O Profissional Deve Conversar Com Os Pacientes". Sim, não é fácil dar notícias difíceis. Será que há técnicas? É melhor dar notícias em doses homeopáticas ou fica mais fácil de absorver quando falamos abertamente? O que o paciente consegue efetivamente absorver após ouvir a palavra “câncer”? Como prepará-lo para a complexidade dessa patologia e ainda levá-lo a se comprometer com as etapas seguintes de seu tratamento? Esta palestra acontecerá na Sala O NOVO CAMINHO DA ONCOLOGIA: MULTIDISCIPLINARIDADE E COMUNICAÇÃO, que ocorrerá no dia 22 de setembro de 2018, a partir das 9h., no X Congresso Franco Brasileiro de Oncologia. As inscrições podem ser feitas pelo site sfbo.com.br/xcongresso @sfbocongresso #sfbo20anos #vivereuquero #drasabrinachagas #quemcuidahumaniza #oncologia

A post shared by Viver Eu Quero (@vivereuquero) on

View this post on Instagram

Patrícia Arraes é nutricionista especializada em Oncologia e uma excelente palestrante. Hoje comumente pacientes chegam aos consultórios cheios de orientações acerca da alimentação contra o câncer, com “receitas” e dicas das mais diversas fontes. Alguns alimentos, se usados como complementos, são inofensivos, mas… será que a ciência já possui orientações quanto ao consumo de determinados alimentos ditos (pelo senso comum) “saudáveis para pacientes oncológicos”? 🤔 Será que há alimentos capazes de afetar os efeitos de uma quimioterapia?🤭 Por outro, haveria algum valioso aliado?😁 O que é de fato nocivo e o que é efetivamente positivo? 🌽🍎🥥🍤🍆🥜🍉🍯🥛🥦🍇🥒🍒🥝🍓🥕 Esta palestra acontecerá na Sala O NOVO CAMINHO DA ONCOLOGIA: MULTIDISCIPLINARIDADE E COMUNICAÇÃO, que ocorrerá no dia 22 de setembro de 2018, a partir das 9h., no X Congresso Franco Brasileiro de Oncologia. As inscrições podem ser feitas pelo site sfbo.com.br/xcongresso @sfbocongresso #sfbo20anos #vivereuquero #drasabrinachagas #quemcuidahumaniza #oncologia

A post shared by Viver Eu Quero (@vivereuquero) on

View this post on Instagram

Estevão Scudese é formado em Educação Física, Mestre e Doutorando em Biociências. E se o exercício físico representasse uma enorme barreira à evolução de um câncer? Sim, não estamos falando apenas em buscar um estilo de vida mais saudável. Estamos falando em usar o exercício físico como uma ferramenta real de combate à doença. Em 2017, Estevão compôs um grupo de cientistas que desenvolve uma pesquisa nos EUA sobre como a prática de exercício físico pode colaborar para o controle da glicemia em pacientes diabéticos. E se esta mesma metodologia pudesse ser empregada em pacientes oncológicos? Já temos estudos científicos apresentados na ASCO que demonstram que o risco de recidiva cai consideravelmente em pacientes que praticam atividade física regularmente. Também temos outros estudos em desenvolvimento que sugerem que o processo bioquímico desencadeado pela metformina inibiria o processo de neoangiogênese. Seria razoável ao menos cogitarmos a hipótese de que um maior índice de massa magra, com consequente maior aproveitamento biológico da glicose, teria um efeito semelhante? Seria o exercício físico assim tão mais relevante no tratamento do paciente oncológico? 🤔 Esta palestra acontecerá na Sala O NOVO CAMINHO DA ONCOLOGIA: MULTIDISCIPLINARIDADE E COMUNICAÇÃO, que ocorrerá no dia 22 de setembro de 2018, a partir das 9h., no X Congresso Franco Brasileiro de Oncologia. As inscrições podem ser feitas pelo site sfbo.com.br/xcongresso @sfbocongresso #sfbo20anos #vivereuquero #drasabrinachagas #quemcuidahumaniza #oncologia

A post shared by Viver Eu Quero (@vivereuquero) on

View this post on Instagram

Será que a yoga 🧘🏻‍♂️ e a meditação 🧘🏼‍♀️ podem contribuir positivamente para o paciente em tratamento oncológico? 🤔 Quais seriam os benefícios? Thiago Leão, do Instituto Hermógenes, há alguns anos desenvolve um projeto voltado para pacientes e familiares na luta contra o câncer e compartilhará conosco o que esta experiência tem revelado a respeito do tema. Esta palestra acontecerá na Sala O NOVO CAMINHO DA ONCOLOGIA: MULTIDISCIPLINARIDADE E COMUNICAÇÃO, que ocorrerá no dia 22 de setembro de 2018, a partir das 9h., no X Congresso Franco Brasileiro de Oncologia. As inscrições podem ser feitas pelo site sfbo.com.br/xcongresso @sfbocongresso #sfbo20anos #vivereuquero #drasabrinachagas #quemcuidahumaniza #oncologia

A post shared by Viver Eu Quero (@vivereuquero) on

View this post on Instagram

Vivemos um mundo impregnado de novas fontes de informação: sites, ferramentas de busca e redes sociais. A prova disso? Você está lendo este texto. A questão é que, no ciberespaço, as fontes às vezes são duvidosas e acabam gerando as temidas fake news e no universo da Oncologia uma notícia falsa pode ter um efeito catastófrico. Como lidar com isso? Basta pedir ao paciente para não buscar informações no “Dr. Google”? Vai funcionar? A Luciana Holtz, presidente do prestigiado Instituto @oncoguia , compartilhará conosco sua visão sobre o tema. Além da experiência com o Portal Oncoguia, um dos mais famosos do país dentre profissionais e pacientes, a ONG ainda criou o movimento Causadores Oncoguia, mobilizando influenciadores digitais de todo o país com intuito de amplificar a voz da informação de qualidade. Esta palestra acontecerá na Sala O NOVO CAMINHO DA ONCOLOGIA: MULTIDISCIPLINARIDADE E COMUNICAÇÃO, que ocorrerá no dia 22 de setembro de 2018, a partir das 9h., no X Congresso Franco Brasileiro de Oncologia. As inscrições podem ser feitas pelo site sfbo.com.br/xcongresso @sfbocongresso #sfbo20anos #vivereuquero #drasabrinachagas #quemcuidahumaniza #oncologia

A post shared by Viver Eu Quero (@vivereuquero) on

View this post on Instagram

Sim, lidar com a maratona do tratamento contra o câncer não é fácil. É muito comum tanto pacientes quanto familiares precisarem de ajuda psicológica para encarar essa fase de suas vidas. Mas você já parou para se perguntar como fica aquele que cuida cotidianamente de diversos pacientes nas situação mais adversas? Como fica o estado emocional do médico, do enfermeiro, do psicólogo, farmacêutico, nutricionista e todos os demais profissionais da saúde que têm por paixão a Oncologia e que encara dia-a-dia os seus desafios? A psicóloga Fernanda Aoki abordará o tema na palestra “STRESS E BURNOUT: COMO LIDAR COM A PROFISSÃO QUE ME HABITA”. Esta palestra acontecerá na Sala O NOVO CAMINHO DA ONCOLOGIA: MULTIDISCIPLINARIDADE E COMUNICAÇÃO, que ocorrerá no dia 22 de setembro de 2018, a partir das 9h., no X Congresso Franco Brasileiro de Oncologia. As inscrições podem ser feitas pelo site sfbo.com.br/xcongresso @sfbocongresso #sfbo20anos #vivereuquero #drasabrinachagas #quemcuidahumaniza #oncologia

A post shared by Viver Eu Quero (@vivereuquero) on

View this post on Instagram

Qual é o cenário brasileiro para os pacientes em cuidados paliativos? Controle da dor, internação do paciente, cuidados com os familiares, home care, cuidado espiritual… o Brasil está preparado para atender essas necessidades? A Dra. Claudia Naylor, cirurgia oncológica, atuante no INCA IV e com ampla experiência em cuidados paliativos conversará conosco sobre o tema. Esta palestra acontecerá na Sala O NOVO CAMINHO DA ONCOLOGIA: MULTIDISCIPLINARIDADE E COMUNICAÇÃO, que ocorrerá no dia 22 de setembro de 2018, a partir das 9h., no X Congresso Franco Brasileiro de Oncologia. As inscrições podem ser feitas pelo site sfbo.com.br/xcongresso @sfbocongresso #sfbo20anos #vivereuquero #drasabrinachagas #quemcuidahumaniza #oncologia

A post shared by Viver Eu Quero (@vivereuquero) on

View this post on Instagram

Qual é a importância da relação entre paciente e profissional da saúde? Será que uma abordagem com diversos profissionais efetivamente impacta o resultado do tratamento proposto ao paciente oncológico? Devemos incentivar o paciente a buscar conhecimento? Ele pode colaborar para o melhor resultado de seu tratamento? O Dr. Ricardo Caponero, Oncologista Clínico, Coordenador do Centro Avançado de Terapia de Suporte e Medicina Integrativa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo e palestrante internacional falará sobre Medicina Integrativa e proporá novas abordagens de trabalho para este novo caminho que se apresenta para a Oncologia. Esta palestra acontecerá na Sala O NOVO CAMINHO DA ONCOLOGIA: MULTIDISCIPLINARIDADE E COMUNICAÇÃO, que ocorrerá no dia 22 de setembro de 2018, a partir das 9h., no X Congresso Franco Brasileiro de Oncologia. As inscrições podem ser feitas pelo site sfbo.com.br/xcongresso @sfbocongresso #sfbo20anos #vivereuquero #drasabrinachagas #quemcuidahumaniza #oncologia

A post shared by Viver Eu Quero (@vivereuquero) on

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: