AUTOESTIMA DO PACIENTE COM CÂNCER E A CAMPANHA “EU SOU SEU FÔ.

Acordei com várias notificações de amigos revivendo a campanha “EU SOU SEU FÔ, cujo objetivo é demonstrar a todos os pacientes oncológicos que eles são admirados. Comumente recebemos mensagens de pacientes que se sentem diminuídos, alegando atrair muitos olhares de pena pelas ruas. Isso afeta alguns deles ao ponto de se manterem reclusos em casa para evitar o que consideram embaraçoso. Já saí careca e de lenço pelas ruas e sei que isso atrai, sim, muitos olhares.

Tenho a impressão de que, quando presto atenção, consigo ler com facilidade  as reações das pessoas, então posso dizer que já percebi que a motivação por trás de tantos olhares não é exclusivamente a pena. Claro que percebi isso também (faz parte do mito que cerca o câncer), mas também vi olhares de reconhecimento e compreensão de quem conhece a luta de perto; de curiosidade (principalmente de crianças, o que é totalmente natural da parte delas); de confusão, especialmente quando decidia assumir a careca cheia de estilo, com direito a brincões, maquiagem e sorrisão (acho que pensavam que era careca por que era muito estilosa mesmo e como era engraçado receber esses olhares… rs) e também muitas observações com ares de admiração, ao ponto de não ser apenas olhada, mas abordada por algumas pessoas desconhecidas que tomaram coragem para verbalizar o que sentiam. Acho que só criavam essa coragem, pois quando eu detectava a admiração nos olhares alheios, respondia com um largo sorriso. Via de regra, as pessoas não param estranhos pelas ruas para expressar admiração. Aí estava o problema: como fazer com que a opinião dessas pessoas chegassem aos pacientes? Como criar essa ponte?

Passei alguns dias conversando com 2 amigos  de infância/adolescência que, sempre que podem, estão por aqui ajudando o Viver Eu Quero, a Juliana Oliveira e o Felipe Barenco (muito amor por esses dois!😍) e tivemos a ideia de criarmos a tal ponte, gravando depoimentos de todas as pessoas que sentem admiração por todos que lutam contra o câncer. Nem preciso dizer que foi uma delícia reunir o trio para fazer esse projeto lindo. Muita gratidão a esses dois por toparem essa loucura.

Foram 5 meses de conversas, gravações, pedidos de vídeo etc. Deu bastante trabalho, mas valeu muito à pena e, gente, a adesão foi INCRÍVEL!!! Recebemos vídeos de pessoas do mundo inteiro (Alemanha, Portugal, Itália, México, Taiwan, Guatemala, Canadá, Cabo Verde etc.), médicos, enfermeiros, pacientes, youtubers, blogueiros, servidores públicos,  estudantes, artistas circenses, trupes teatrais, jornalistas e até famosos entraram na dança como a Monique Alfradique (hoje na novela Deus Salve o Rei), o Emiliano D´Avila (do Vai que Cola) e a jornalista Ana Paula Araújo (do Bom Dia Brasil).  Somos muitos gratos a todos que aderiam à campanha com o intuito de nos ajudar a fazer o bem.

Vejam vocês mesmos o vídeo.

Espero que gostem, pois os depoimentos são lindos e todos por aqui se emocionam ao rever as imagens!

Sim! Eles ficam ADMIRADOS, pela força e determinação dos pacientes oncológicos ao encararem um difícil tratamento em nome de suas vidas. Admiração por trazerem um novo olhar sobre o significado da vida e mesmo nos momentos nos quais não se sentem fortes, ainda sim continuarem lutando. Como não ser fã de alguém assim.

Depois da campanha diversas pessoas publicaram fotos com a hashtag #EUSOUSEUFÃ, aderindo ao movimento para ajudar pacientes a se perceberem de outra forma.

montagem eu sou seu fã.png

Recebemos muitas mensagens de pessoas dizendo que o vídeo surtiu resultado e que, de fato, ganharam uma injeção de ânimo. Era tudo o que precisávamos e sem dúvida foi o melhor feedback que poderíamos obter.

A todos que lutam contra o câncer, pacientes, familiares e profissionais da saúde: #EUSOUSEUFÃ.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: