Balanço, Fotos e Vídeo do PAPO ROSA

O Outubro Rosa este ano foi tão intenso que tivemos pouco tempo de registrar por escrito tudo o que vivemos. Chegou a hora.

Dia 21 de outubro estivemos na Livraria Cultura da Senador Dantas, no Cento do Rio de Janeiro, para participar o PAPO ROSA, organizado pela mastologista Dr.ª Maria Júlia Gregório Calas e pela oncologista Dr.ª Sabrina Chagas.

No belíssimo espaço da Livraria Cultura, ex Cine Vitória, aproximadamente 100 pessoas se reuniram para conversar sobre o câncer de mama. Nesta matéria, você saberá o que rolou no evento e, ao final,  poderá conferir todos os registros feitos pelo Viver Eu Quero.

A abertura ficou a cargo da Dr.ª Maria Júlia Calas, que logo de cara quebrou um grande mito relacionado ao tema: “será que desodorante causa câncer de mama?”. Muito bem humorada, a médica perguntou à platéia se todos os presentes estavam bem cheirosos e com o desodorante em dia, afinal essa questão é um grande mito e não há qualquer estudo que efetivamente relacione o uso de desodorante ao desenvolvimento desse tipo de tumor.

MARIA JUÚLIA FALANDO.png
DRª MARIA JÚLIA GREGÓRIO CALAS, na abertura do PAPO ROSA (FOTO: Wagner Assis Fotografia).

Neste dia fizemos um vídeo MARAVILHOSO com a mastologista dedicada à radiologia mamária, no qual esclarecemos o que significa a sigla BIRADS e suas numerações, utilizadas nos resultados de mamografias, ultrassonografias e ressonâncias magnéticas mamárias.

Em seguida assumiu o microfone a Dr.ª Sabrina Chagas, que além de oncologista tem uma história de vida emocionante e que intriga a muitos: ela que trata principalmente tumores de mama, é filha do mastologista Ricardo Chagas (ex-presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia) e ele desenvolveu o incomum câncer de mama masculino.

Uma enorme coincidência? A história pessoal impactou muito a vida dos dois médicos que se comunicavam diariamente pelo WhatsApp. E foram justamente essas conversas que inspiraram Sabrina a escrever o livro “Como Estamos?” e sua palestra no Papo Rosa abordou essa parte da sua vida.

Já entrevistamos a Drª Sabrina (neste vídeo) e aqui você terá a oportunidade de conhecer melhor esse impressionante relato de vida.

SABRINA PALESTRANDO
Drª SABRINA CHAGAS durante sua palestra sobre o livro “Como Estamos?” (FOTO: Wagner Assis Fotografia).

Então, chegou a vez de Day Sant´Anna dividir sua experiência. Durante a palestra ela contou como foi sua jornada na luta contra o câncer de mama, aos 32 anos de idade, e como o que ela inicialmente considerava “o fim” se transformou no início de uma nova vida que,de quebra, a transformou em youtuber e blogueira.

“É muito recompensador compartilhar minha história com outras pessoas. Impressionante perceber o poder da comunicação. Algumas poucas palavras suas têm o poder de impactar outra pessoa e fazê-la enxergar a vida com outros olhos. Eu precisei encarar um câncer de mama para enxergar a vida assim. Poder levar este novo olhar para outras pessoas e perceber que isto realmente tem o poder de transformar a vida de alguém para melhor é mágico.” avalia a blogueira.

A palestra de Day rendeu lágrimas, sorrisos e aplausos, emocionando os presentes.

DAY PALESTRANDO PAPO ROSA
Day Sant´Anna durante sua palestra (FOTO: Wagner Assis Fotografia).

Chegou, então, o momento da conversa que integrou palestrantes e plateia. Foi quando subiram ao palco as três, juntamente com a psicóloga Márcia Stephan e a nutricionista Paula Pratti.

DRA MARCIA STEPHAN
Dra. Márcia Stephan – psicóloga (FOTO: Wagner Assis Fotografia).
IMG_7876
Dra Paula Pratti – nutricionista oncológica (FOTO: Blog Viver Eu Quero).

A conversa rendeu e a platéia surpreendeu fazendo perguntas significativamente aprofundadas sobre o tema. Para vocês terem ideia do nível deste papo, foram abordados assuntos como: classificação BI-RADS; vida sexual após o diagnóstico; alimentação pós câncer; efeitos colaterais do tratamento quimioterápico; mapeamento genético; cirurgia conservadora X mastectomia radical;  touca hipotérmica; dentre outros.

Aproveitando o encontro com outros pacientes Day Sant´Anna fez um sorteio de uma almofada do Viver Eu Quero e presenteou mais seis pacientes com lenços da alegria.

O evento foi encerrado com um elegante coquetel da Patty Poa Culinária. Aliás, os quitutes foram elogiadíssimos. Os convidados foram impactados com a beleza e delicadeza do buffet e depois se surpreendiam positivamente com o sabor extraído de alimentos coloridos e bem mais saudáveis do que as usuais frituras comuns nas comemorações de todos nós brasileiros. O buffet estava super alinhado com a proposta do evento: boa nutrição e promoção da saúde. Parabéns às organizadoras por esta sensibilidade.

A Dr.ª Sabrina Chagas ainda autografou exemplares do seu livro “Como Estamos?”.

 

 

Logo abaixo vocês podem conferir um clipe, bem como os registros fotográficos feitos pelo Blog durante o evento.

Clique na imagem para ampliar.

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: