Viver Eu Quero no Todos Juntos Contra o Câncer 2017 (Vídeos e Fotos do Evento)

Sim, conseguimos ir ao Todos Juntos Contra o Câncer 2017. Ano passado, acompanhei o movimento pelas redes sociais, mas estava no meio da radioterapia e não tinha como ir ao evento. Pensei comigo mesma “Ano que vem, faço questão de estar presente, apoiando esta proposta”  e aqui estou. Promessa é dívida!

A Programação é intensa e rolam diversos painéis simultâneos. Precisamos de reforços para dar conta do recado e, para tanto, contamos com o apoio da oncologista Sabrina Chagas, do Rio de Janeiro, que fez uma participação especial como comentarista técnica da nossa cobertura.

IMG_6010.JPG

Presenciamos algumas mesas bem interessantes como o painel “Vamos falar sobre metástase? Os desafios e as oportunidades de conviver com o câncer”, moderado pela jornalista Rosana Jatobá e com a participação da presidente do Instituto Oncoguia Luciana Holtz (que já entrevistamos neste vídeos aqui e aqui), o oncologista Sérgio Simon (veja um bate-papo com este médico neste vídeo), a psico-oncologista do Hospital Sírio Libanês Paula Kioroglo e as pacientes Janaína Carneiro, Renata Lujan e Valéria Frossard.

Aliás, um dos pontos que merecem destaque em relação ao Movimento TJCC é o protagonismo das pacientes. Sim, elas dominaram painéis e falaram livremente, expondo suas opiniões e seus sentimentos. Foram aplaudidas por médicos, laboratórios, pacientes, ONGs e imprensa e ganharam o respeito de todos. Muito orgulho em ver tantas pacientes falando com tamanha propriedade sobre seus respectivos diagnósticos e vivências.

IMG_5589
TJCC 2017 – Painel “Vamos falar sobre metástase? Os desafios e as oportunidades de conviver com o câncer” (FOTO: VIVER EU QUERO).

Outro destaque foi o painel “O Impacto do Câncer na Qualidade de Vida da Mulher”, promovido pelo Instituto Oncoguia.

Neste momentos vimos mulheres falando livremente sobre efeitos colaterais do tratamento, enquanto presenciávamos uma platéia num mix de alívio e compreensão por enxergarem naquelas oradoras inúmeros elementos de identificação. Lindo momento!

Dentre outras pacientes, participaram deste painel duas youtubers e amigas lindas do Canal Viver Eu Quero, A Jussara Del Moral, do Canal Supervivente e a Amanda Benites do Canal Tira o Lenço e Vai Ser Feliz. Elas participaram conosco desses vídeos aqui e aqui sobre “O Que Não Dizer A Uma Paciente Com  Câncer“, ambos hilários por sinal. Mega recomendo.

IMG_5644
Painel Oncoguia com pacientes (FOTO: VIVER EU QUERO)

Também presenciamos um momento muito especial: o painel “O valor espiritual da Vida”, que ao final contou com o depoimento do cabeleireiro das estrelas, Marco Antônio De Biaggi, que encantou a todos com suas histórias de vida, seu bom humor e sua luta contra o câncer. Aliás, fizemos uma live deste momento. Realmente, a palestra dele é muito bacana. Recomendamos.

IMG_5749
A presidente da ABRALE, Merula Steagall, e o famoso cabeleireiro Marco Antônio De Biaggi no encerramento do dia 27/09/2017.

Já no dia 28/09 tivemos uma oportunidade ímpar: realizamos a primeira entrevista internacional do Viver Eu Quero. Sim!

Entrevista doctor Sam UK 4
Day Sant´Anna entrevistando o Doctor Sam H. Ahmedzai.

Após o Lançamento do MOC  – Cuidados paliativos e a palestra controle da Dor, com a participação dos  médicos Daniel Forte (presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, que aliás já falou conosco sobre o tema de uma forma ENCANTADORA, nesta outra conversa), Luciana Holtz  (Oncoguia), Dr. Sam H. Ahmedzai (Professor Emérito no Departamento de Oncologia da Universidade de Sheffield – Reino Unido, Dr. Fernando Maluf (Oncologista Clínico – BP / São Paulo/SP), Dra. Mirlane Guimarães (Especialista em Dor – Instituto CECON – Manaus/AM) e Dra. Andrea Ferrian (Oncologista Clínica – BP / São Paulo/SP), entrevistamos o Dr.  Sam H. Ahmedzai e falamos bastante sobre o quanto a terminologia “paliativo” assusta os pacientes e familiares. Abordamos a questão sobre como este cuidado é aplicado no Reino Unido e a recente perspectiva apresentada na ASCO sobre o tema, além do quanto isso pode impactar a vida de pacientes, mesmo após o tratamento oncológico, considerando aqueles pacientes que, apesar de estarem curados ou em remissão, convivem com dores constantes.

Esta entrevista ainda está em edição, pois precisamos providenciar legendas para o  nosso querido público, mas fiquem atentos pois disponibilizaremos em breve.

Aqui embaixo vocês podem conferir parte da mesa de debate sobre o tema.

Ainda publicaremos alguns vídeos com comentários do que vimos por lá. Fiquem atentos.

Até lá, confiram alguns registros fotográficos feitos pelo Viver Eu Quero.

Aproveito pra registrar um agradecimento especial à ABRALE, à Pontual Farmacêutica e à Dra Sabrina Chagas, pois sem vocês não seria possível a realização desta cobertura.

Muito obrigada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: