AMARRAÇÕES DE LENÇOS QUE OPERAM MÁGICAS: DESPERTAM LUZ E SORRISOS

Na última terça-feira (30/5) eu, Dayane Sant´Anna, estive na APPO- Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, ensinando pacientes a fazer amarrações de lenços. Mais uma oportunidade incrível de me doar e me conectar com outras pacientes, algo que aprendi  a fazer durante a minha jornada.

Vocês não imaginam como essa troca é poderosa. Encontrar uma pessoa com semblante tímido e constrangido e que de repente se ilumina ao se redescobrir através de um nova perspectiva e descobrir que você colaborou para essa mudança traz uma sensação tão especial! Parece que finalmente estamos fazendo o que precisamos fazer nessa vida. Sinto-me mais humana assim.

Para mim o lenço tem diversos significados. Não se trata apenas de “esconder” a carequinha. É uma proteção para a pele durante a quimioterapia, além de colaborar e muito para melhorar o estado psicológico das pacientes. Mas não pára por aí: com ele nos permitimos experimentar personagens, cores, estampas, formas que não usamos habitualmente. Enquanto paciente oncológica, eu descobri novas facetas minhas e uma incrível habilidade: a de me reinventar todos os dias.

Nos últimos 18 meses já fui loira de cabelo liso; tive cabelo comprido; fiz corte chanel; corte joãozinho; fui careca por um bom tempo; usei peruca comprida; peruca curta; meus cabelos renasceram e hoje estão curtos e cacheados; mas também já fui a moça do chapéu; a dançarina flamenca com lenço vermelho; a princesa Elza do desenho Frozen, porém mais estilosa pois minha trança era azul… rs (minhas sobrinhas adoraram); a viúva Porcina (apelido dado por minha mãe), com brincões, turbante e óculos escuros. Já me senti elegante como Alicia Keys; colorida como Carmen Miranda; excêntrica como Michael Jackson (já cheguei num hospital de chapéu, óculos escuros e máscara – a pedido de uma médica que estava muito preocupada com a minha baixa imunidade); poderosa, com um chapéu vermelho de abas largas (quase a Carmen Sandiego! rs E  antes que me chamem de velha, aviso que li neste artigo que a Carmen Sandiego terá uma série no Netflix, então ainda que a referência seja anos 80, ainda está na moda, tá?) ou mesmo discreta com um chapéu preto “a la Charlie Chaplin” (esta referência é velha, mas é clássica! rs). Ah, também aprendi a usar muito gorros. Sou de Petrópolis, gente, e no inverno a careca sofre com o frio (outra utilidade para lenços e acessórios mais quentinhos).

Disse tudo isso, pois a amarração de lenços para mim significa muito mais do que um simples tecido para cobrir a cabeça: é acolhimento, proteção e um convite ao novo, a uma transformação de imagem e de estado de espírito.

Cada um pode encontrar isso a sua maneira. Eu encontrei isso nos lenços, chapéus, acessórios, escrita, vídeos, bom humor e principalmente no amor.

Na tarde da Beleza promovida pela APPO, tive a oportunidade de colocar isso em prática mais uma vez e, claro, voltei para casa realizada.  Não vou explicar as imagens, pois acho que elas dizem por si sós.

Meninas, eis as prometidas fotos. Espero que gostem.

Neste dia, muitas pessoas me pediram os vídeos que ensinam fazer amarrações de lenços. Seguem os três que tenho em meu canal.

Se você gostou deste post, também irá gostar:

o que não dizer a uma pacientes com câncer (parte 1)O QUE NÃO DIZER A UM PACIENTE COM CÂNCER.

tabagismo cancer de pulmaoVOCÊ SABIA QUE DE 85% A 90 % DAS PESSOAS QUE DESENVOLVEM CÂNCER DE PULMÃO SÃO TABAGISTAS?

IMG_1045VIVER EU QUERO APURA: COMO FOI O ENCONTRO NACIONAL NA VISÃO DAS PACIENTES?

COFFEEO QUE UM CÃO PODE FAZER POR PACIENTES ONCOLÓGICOS? CINOTERAPIA.

imageO ONCOGUIA E A DEFESA DOS DIREITOS DOS PACIENTES COM CÂNCER

IMG_007418 PERGUNTAS SOBRE CÂNCER E RADIOTERAPIA RESPONDIDAS POR UMA ESPECIALISTA – com Drª Elisa Campana

8144142f-435f-4d69-826e-e261205eff7fONCOGENÉTICA – CONVERSANDO COM O ESPECIALISTA.

geneticaTESTE REVOLUCIONÁRIO MAPEIA, DE UMA SÓ VEZ, 115 MUTAÇÕES QUE GERAM RISCO DE CÂNCERES HEREDITÁRIOS.

64863677_models-walks-the-runway-for-the-anaono-intimates-x-cancerland-show-at-new-york-fashion-weekAS PODEROSAS IMAGENS DE MULHERES QUE SOBREVIVERAM AO CÂNCER E DESFILARAM NO NY FASHION WEEK.

eva-braMexicanos criam protótipo de sutiã que será capaz de detectar câncer de mama.

superviventeMETÁSTASE – CONHECENDO UMA SUPERVIVENTE.

CAPA ENTREVISTA COM ALMA CABELLO DIA INTERNACIONAL DA MULHER CANCER VIROU ARTEA LUTA CONTRA O CÂNCER VIROU ARTE (Você gostaria de participar desse projeto?)

hugh-jackman-ator-que-faz-wolverine-fala-sobre-novo-cancer-de-pele-capaHugh Jackman, Ator Que Faz Wolverine, Fala Sobre Novo Câncer de Pele

viver eu quero g1 em 08 03 2017 CAPAViver Eu Quero no G1

Blood samples in test-tubesPesquisas Na Inglaterra Estudam Novo Programa de Rastreamento de Câncer De Ovário

Conecte-se com o Viver Eu Quero:

Blog
Canal no Youtube
Facebook
Instagram
Twitter

Um comentário em “AMARRAÇÕES DE LENÇOS QUE OPERAM MÁGICAS: DESPERTAM LUZ E SORRISOS

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: