Mexicanos criam protótipo de sutiã que será capaz de detectar câncer de mama.

Estamos impressionados com esta proposta e em vários sentidos: pela revolução que a ideia em si propõe e por ter sido desenvolvida por um garoto brilhante de apenas 17 anos.  A imprensa mexicana diz “que provavelmente ele é o empresário mexicano que revolucionará o método de detecção de câncer de mama” (Jornal Milenio).

A Revista Veja fala que a invenção do sutiã EVA tem o potencial de salvar milhões de vidas. A invenção também foi notícia no BBC News, que em sua matéria fala que  Júlio Ríos Cantú e três amigos ganharam o primeiro prêmio do Global Student Entrepreneur Awards, uma espécie de premiação internacional para universitários empreendedores, na Alemanha.

equipe.png

Agora você deve estar se perguntando: como um sutiã seria capaz de detectar um câncer?

Bom, num linguajar mais simples, podemos dizer que, em geral, tumores tendem a aumentar a quantidade de vasos sanguíneos na região onde se desenvolve (justamente para viabilizar seu crescimento). Este aumento de fluxo sanguíneo aumenta a temperatura na pele onde o tumor se encontra e o sutiã inventado pelo estudante vem equipado com 200 biossensores capazes  de medir esta temperatura de tempo em tempo, enviando os dados a um aplicativo de celular, que, usando um determinado algorítimo, faria uma espécie de análise de risco. Se a mudança de temperatura for suspeita, o aplicativo alerta a usuária de forma precoce, em tese, a tempo de evitar o agravamento do problema. Para que as medições sejam mais precisas, a usuária só precisaria usar o sutiã de 60 a 90 minutos por semana.

eva-bra

Se os testes comprovarem a eficiência desta tecnologia, de fato, a invenção pode salvar muitas vidas. Mas precisamos alertar que os especialistas reconhecem a necessidade do protótipo passar por inúmeros outros testes. Trata-se de um protótipo que ainda precisa ter sua eficácia comprovada.

Outra pergunta que nos ocorre nesta história é: por que um rapaz tão jovem se preocupou em desenvolver uma tecnologia como essa? A explicação nos surpreendeu.

A mãe de Júlio encontrou nódulos em seu seio em 2013 e, à época, foram considerados benignos. Mais tarde, descobriram que na verdade se tratava de um câncer de mama e que a doença havia se agravado. A mãe de Júlio hoje está bem, mas precisou remover os dois seios.

Júlio pesquisou, procurou compreender como os tumores se desenvolviam, quais eram os sistemas de rastreamento disponíveis e quando ingressou na Universidade, ainda adolescente, teve a ideia, patenteou e criou uma empresa com três amigos.

O que você achou dessa ideia? É o futuro do rastreamento do câncer de mama?

Fontes:

Veja , BBC News , Grupo Milenio e Higia Tchnologies

e você gostou deste post, também gostará:

WhatsApp Image 2017-05-04 at 09.49.12Campanha DOE AMOR : uma parceria entre o VIVER e a Clínica Pró Onco Mulher

dr-rodrigoO Mastologista – Dr. Rodrigo Souto

CON PETROPOLIS QUIMIOTERAPIA UNIMED NITEROI SAO GONÇALO RIO SUL NOVA AMERICA BARRA DA TIJUCA E NOVA FRIBURGONOVA CLINICA DE TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO EM PETRÓPOLIS – CON – COM DR GUSTAVO ADVINCULA

cropped-image.jpegCAMPANHAS E EVENTOS DO VIVER EU QUERO

CANCER MAMA RODRIGO MASTOLOGISTA SOUTO NITEROI sao gonçaloCÂNCER DE MAMA – FATOS IMPORTANTES QUE VOCÊ NÃO SABE – COM DR. RODRIGO OLIVEIRA SOUTO

IMG_0527

 gilberto-amorimVocê Já Teve Curiosidade Sobre Pesquisas Com Humanos? E Se Essas Pequisas Puderem Nos Ajudar? (POST 2 – entrevista com Dr. Giberto Amorim)

 RADIOTERAPIA COMO E COMO FUNCIONA COM RADIOTERAPEUTA DRA ELISA CAMPANA 2RADIOTERAPIA COMO É E COMO FUNCIONA? COM A RADIOTERAPEUTA DRA ELISA CAMPANA

geneticaTESTE REVOLUCIONÁRIO MAPEIA, DE UMA SÓ VEZ, 115 MUTAÇÕES QUE GERAM RISCO DE CÂNCERES HEREDITÁRIOS.

18056163_314125509005767_1138361533308974333_oTROFÉU CIDADE IMPERIAL 2017 – ITAIPAVA E REGIÃO – FOTOS OFICIAIS E ENTREVISTAS

Blood samples in test-tubesPesquisas Na Inglaterra Estudam Novo Programa de Rastreamento de Câncer De Ovário

hugh-jackman-ator-que-faz-wolverine-fala-sobre-novo-cancer-de-pele-capaHugh Jackman, Ator Que Faz Wolverine, Fala Sobre Novo Câncer de Pele

64863677_models-walks-the-runway-for-the-anaono-intimates-x-cancerland-show-at-new-york-fashion-weekAS PODEROSAS IMAGENS DE MULHERES QUE SOBREVIVERAM AO CÂNCER E DESFILARAM NO NY FASHION WEEK.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: