TESTE REVOLUCIONÁRIO MAPEIA, DE UMA SÓ VEZ, 115 MUTAÇÕES QUE GERAM RISCO DE CÂNCERES HEREDITÁRIOS.

Vimos uma notícia bastante promissora: cientistas italianos criaram um teste capaz de mapear o risco de desenvolver diversos cânceres hereditários. O anúncio foi realizado pelo Instituto Europeu de Oncologia (IEO).

O teste é considerado revolucionário, pois eles propõem analisar, através de um único chip, 115 mutações genéticas.  Pelo que entendemos, hoje os testes dessas 115 mutações seriam realizados individualmente e, além disso, segundo um dos pesquisadores, cada uma dessas mutações podem apresentar de 6 a 7 variações.  Façam as contas. O tal “super teste” avaliará tudo isso de uma única vez. Em tese, isso tornaria essa avaliação mais rápida e economicamente mais acessível.

Segundo o portal ANSA, agência italiana de notícias, o Dr. Roberto Orecchia, afirmou “que esse ‘super teste’ será oferecido de graça, pelo menos pelo seu primeiro ano de existência, a todas as pacientes que são tratadas de câncer de ovário no Instituto [Europeu]”.

(Imagem: Hayden Bird/iStoxkphoto.com )

 

Apesar de focarem nas pacientes com câncer de ovário, o teste é capaz de descobrir  mutações que estão relacionadas a outros cânceres, como o de mama, o de pâncreas, o do cólon, o da tiroide, o da próstata e os melanomas.

Piergiuseppe Pelicci, o pesquisador responsável, disse ao jornal italiano: “O objetivo é o de criar um ‘passaporte genético’ para cada paciente: um microchip ou um ‘oncochip’ que contenha todos os seus dados genéticos e moleculares em relação aos tumores; um documento que pode servir para a prevenção – também para os parentes -, para o diagnóstico e para as terapias assistidas”.

Segundo o italiano, as vantagens desse teste são “identificar melhor o risco individual e ativar percursos de proteção personalizados; identificar um maior número de potenciais tumores hereditários e assim ampliar a proteção a mais pessoas, em particular aos grupos familiares, para conhecer mais mutações genéticas”.

Além disso, de acordo com Pelicci, com o chip “será possível criar mais remédios preventivos. Em um futuro muito próximo poderemos ter maiores informações sobre o risco individual, descobrindo se as nossas células receberam informações negativas do ambiente”, explicou o cientista.

Esse teste, considerado pelos pesquisadores “rápido, preciso e economicamente sustentável”, é um projeto que o instituto já trabalha há bastante tempo.

Veja mais em:

Notícia no ANSA Itália – versão em inglês

Notícia no ANSA Brasil

 

Se você gostou deste post, também irá gostar:

64863677_models-walks-the-runway-for-the-anaono-intimates-x-cancerland-show-at-new-york-fashion-weekAS PODEROSAS IMAGENS DE MULHERES QUE SOBREVIVERAM AO CÂNCER E DESFILARAM NO NY FASHION WEEK.

superviventeMETÁSTASE – CONHECENDO UMA SUPERVIVENTE.

thumb-entrev-dr-gilbertoVocê Já Teve Curiosidade Sobre Pesquisas Com Humanos? E Se Essas Pequisas Puderem Nos Ajudar? (POST 2 – entrevista com Dr. Giberto Amorim)

jolie-thumbnailLEMBRAM DO EXAME FEITO POR ANGELINA JOLIE, QUE A LEVOU A UMA MASTECTOMIA (REMOÇÃO DAS MAMAS)?

CAPA ENTREVISTA COM ALMA CABELLO DIA INTERNACIONAL DA MULHER CANCER VIROU ARTEA LUTA CONTRA O CÂNCER VIROU ARTE (Você gostaria de participar desse projeto?)

hugh-jackman-ator-que-faz-wolverine-fala-sobre-novo-cancer-de-pele-capaHugh Jackman, Ator Que Faz Wolverine, Fala Sobre Novo Câncer de Pele

viver eu quero g1 em 08 03 2017 CAPAViver Eu Quero no G1

Blood samples in test-tubesPesquisas Na Inglaterra Estudam Novo Programa de Rastreamento de Câncer De Ovário

Conecte-se com o Viver Eu Quero:

Blog
Canal no Youtube
Facebook
Instagram
Twitter

15 comentários em “TESTE REVOLUCIONÁRIO MAPEIA, DE UMA SÓ VEZ, 115 MUTAÇÕES QUE GERAM RISCO DE CÂNCERES HEREDITÁRIOS.

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: