ALIMENTAÇÃO, OBESIDADE E CÂNCER – O QUE APRENDEMOS NO INCA HOJE

O Viver Eu Quero esteve presente no INCA – Instituto Nacional de Câncer, no Rio de Janeiro, para participar do seminário técnico A Saúde Está na Mesa: Obesidade, Alimentação e Câncer no Contexto Atual.

O auditório da instituição estava lotado e o público bastante envolvido em todas as palestras.

No seminário, em celebração ao Dia Nacional da Saúde e Nutrição, presenciamos diversas palestras. Foram abordados assuntos como o consumo de produtos ultraprocessados  e suas implicações na sociedade brasileira, o impacto da obesidade na sobrevida dos pacientes com câncer e como o ato de cozinhar pode impactar a qualidade de vida e a saúde da população brasileira.

O Blog teve a oportunidade de entrevistar Maria Eduarda Melo,  responsável pela Unidade Técnica de Alimentação, Nutrição e Câncer do INCA e o Dr. Gélcio Luiz Quintella Mendes, oncologista clínico e vice-diretor do INCA. Em breve vocês verão essas entrevistas por aqui.

 

O Dr. Gélcio Mendes, na entrevista com o Blog,  fez um alerta: “as agências internacionais já entendem que a obesidade é um fator de  risco para o desenvolvimento de câncer, ou seja, pessoas obesas têm o risco maior de desenvolver uma série de cânceres diferentes: câncer do útero, câncer de esôfago, do estômago, da mama… enfim, as agências internacionais alertam que existem mais ou menos 13 tipos de cânceres em que a obesidade é um fator de risco bem definido”

Um trecho da fala de Maria Eduarda Melo, em nossa entrevista, nos permite extrair o tom da abordagem harmoniosa de todos os palestrantes:

“Quando a gente fala da prevenção de câncer (porque a gente já tem associações muito claras da má alimentação e da obesidade com o câncer) é importante falar também para o paciente que está em tratamento, sob a ótica da sobrevida desses pacientes. (…) E aí? Como vou me portar? Como é que eu vou me alimentar? (…) Para pacientes em tratamento ou que já passaram por um tratamento, é sempre importante ter uma orientação individual (…), mas de qualquer forma, a alimentação saudável é importante para todos (…) Ter uma alimentação baseada em frutas, legumes verduras, arroz, feijão, comida de verdade, sem a utilização de ultraprocessados, nem refrigerantes ou bebidas açucaradas. Com isso ele já terá um ganho imenso para a saúde dele. É muito importante dar essa orientação. Isso serve para todos: tanto aqueles que passaram por um tratamento, quanto aqueles que querem prevenir a doença”.

 

Outro destaque do evento foi a presença de Rita Lobo, apresentadora do Cozinha Prática, do canal GNT e criadora do site e canal do YouTube Panelinha. Ela palestrou sobre o tema “Cozinhar Vai Mudar Sua Vida”  e despertou grande interesse da platéia com suas considerações.

Uma de suas declarações nos marcou: ” Sim, a vida é corrida, mas a alimentação precisa ser priorizada. Uma coisa importante que a grande indústria fez é contar uma mentira para todo mundo: ‘você não precisa se preocupar com sua alimentação, que a gente resolve isso para você’ e isso é muito tentador (…) Mas a gente viu que não deu certo. Olhe o que aconteceu. Olhe os índices de obesidade.  Não deu certo. Então acho que a primeira coisa é: precisamos priorizar o assunto alimentação, precisamos voltar para cozinha de forma estruturada em relação à divisão de tarefas nas famílias”.

Na entrada do auditório, também havia exposição de produtos orgânicos.

O evento, de fato, foi muito proveitoso e vocês ainda ouvirão mais sobre ele por aqui. Aguardem.

 

Se você gostou deste post, também irá gostar:

CANCER E NUTRICAO O QUE PODE E O QUE NAO PODE CAPACÂNCER E NUTRIÇÃO – VÍDEO NOVO SOBRE ALIMENTAÇÃO NO CANAL

17410080_1495723840438134_1441177056_n5 Receitas Fáceis, Deliciosas, Saudáveis e Vegetarianas

64863677_models-walks-the-runway-for-the-anaono-intimates-x-cancerland-show-at-new-york-fashion-week

AS PODEROSAS IMAGENS DE MULHERES QUE SOBREVIVERAM AO CÂNCER E DESFILARAM NO NY FASHION WEEK.

thumbnail-sabrina

ANTES E DEPOIS DA QUIMIOTERAPIA: OLHEM SÓ OS CABELOS DE SABRINA PARLATORE.

capaSABRINA PARLATORE – UM ANO SEM QUIMOTERAPIA. UHUL!!!

capa-cris-luz                  Vidas Inspiradoras – Cristiane Luz

5-erros-ao-passar-base-maquiagem                                                            5 ERROS AO PASSAR BASE

thumbanil-1ATRIZ QUE FEZ A BRENDA, DE BARRADOS NO BAILE, MOSTRA SUA ROTINA COM A RADIOTERAPIA

img_3916VIDAS INSPIRADORAS – JULLIANNA SILVA

superviventeMETÁSTASE – CONHECENDO UMA SUPERVIVENTE.

jolie-thumbnailLEMBRAM DO EXAME FEITO POR ANGELINA JOLIE, QUE A LEVOU A UMA MASTECTOMIA (REMOÇÃO DAS MAMAS)?

Conecte-se com o Viver Eu Quero:

Blog
Canal no Youtube
Facebook
Instagram
Twitter

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: