Pacientes Oncológicos e Vacinação Contra Febre Amarela

O Viver Eu Quero tem recebido algumas mensagens de pacientes oncológicos preocupados com a vacinação contra febre amarela.

Esta blogueira que vos fala, enquanto paciente, teve a mesma dúvida e entrou em contato com o oncologista para saber se havia algum impedimento.

Fato é que depois de um câncer todos os profissionais da saúde costumam solicitar a manifestação do oncologista que nos acompanha e, na verdade, achamos a atitude muito prudente.

No caso desta blogueira, o oncologista autorizou tomar a vacina.

Contudo, em se tratando de universo oncológico há casos e casos, momentos e momentos. Portanto, precisamos de mais informações.

Recentemente, a Oncologia D´Or fez uma matéria a respeito do assunto. Como o Blog Viver Eu Quero deposita bastante confiança na instituição e, ainda, como a matéria se amparou na opinião do Dr. Gilberto Amorim, oncologista já entrevistado por este blog algumas vezes, fizemos questão de divulgar a matéria também em nosso blog, para ajudar os pacientes que estão em dúvida quanto ao assunto em tela. Recomendamos fortemente a leitura da matéria da Oncologia D´OR, especialmente se você estiver em fase de tratamento quimioterápico.  Bora conferir!

“O recente surto de febre amarela preocupa, especialmente quem já enfrenta algum problema de saúde, como o câncer. A doença, transmitida pelo pela picada dos mosquitos Haemagogus e Sabathes, tem como forma de proteção mais efetiva a vacinação. A vacina está disponível no SUS para moradores ou pessoas que pretendem visitar regiões silvestres, rurais ou de mata e agora também  em todo o estado do Rio de Janeiro. Mas o e paciente com câncer? Deve tomar?

O Dr. Gilberto Amorim, oncologista do Grupo Oncologia D’Or esclarece que o ideal é perguntar ao médico que acompanha esse paciente. “O médico que acompanha o tratamento vai saber dizer qual o melhor momento, se poderá esperar uma pausa do tratamento para tomar a vacina ou não, pois, com a queda de imunidade provocada por algumas quimios, a capacidade de produzir anticorpos é menor e os efeitos colaterais – embora infrequentes – podem ser problemáticos para estes pacientes”, explica. “É sempre melhor pesar na balança os riscos versus os benefícios, e ninguém melhor que o oncologista do caso para avaliar isso.”

Até ano passado, a vacina contra febre amarela era tomada com dose de reforço após 10 anos, mas essa diretriz foi revista pelo Ministério da Saúde e hoje a vacina vale para toda a vida. Portanto, pacientes com câncer que já tiverem tomado uma dose da vacina estão protegidos e não precisam repetir a imunização.

Amorim lembra ainda que o surto atual é restrito a algumas regiões e que as autoridades sanitárias não recomendam a vacinação em massa em todo o país. “Os pacientes precisam ter muita tranquilidade, pois embora exista um surto ele é muito limitado”, diz. “Cinturões de vacinação podem ser necessários, mas pacientes portadores de câncer em quimioterapia que morem nas cidades afetadas ou que planejem viajar para áreas afetadas e não possam adiar devem conversar com o oncologista.”

A matéria mencionada está disponível em: http://www.oncologiador.com.br/portal/dicas/febre-amarela-cancer/

Se você gostou deste post, também irá gostar:

4 dicas sobre cancer de mama - base para a capa - dr Rafael Jacob oncologista TEMA 14 SUPER DICAS SOBRE CÂNCER DE MAMA – sensacional!

64863677_models-walks-the-runway-for-the-anaono-intimates-x-cancerland-show-at-new-york-fashion-weekAS PODEROSAS IMAGENS DE MULHERES QUE SOBREVIVERAM AO CÂNCER E DESFILARAM NO NY FASHION WEEK.

superviventeMETÁSTASE – CONHECENDO UMA SUPERVIVENTE.

thumb-entrev-dr-gilbertoVocê Já Teve Curiosidade Sobre Pesquisas Com Humanos? E Se Essas Pequisas Puderem Nos Ajudar? (POST 2 – entrevista com Dr. Giberto Amorim)

viver eu quero g1 em 08 03 2017 CAPAViver Eu Quero no G1

LEMBRAM DO EXAME FEITO POR ANGELINA JOLIE, QUE A LEVOU A UMA MASTECTOMIA (REMOÇÃO DAS MAMAS)?

CAPA ENTREVISTA COM ALMA CABELLO DIA INTERNACIONAL DA MULHER CANCER VIROU ARTEA LUTA CONTRA O CÂNCER VIROU ARTE (Você gostaria de participar desse projeto?)

hugh-jackman-ator-que-faz-wolverine-fala-sobre-novo-cancer-de-pele-capaHugh Jackman, Ator Que Faz Wolverine, Fala Sobre Novo Câncer de Pele

capa postOFICINA DE LENÇOS E BELEZA COM O BLOG VIVER EU QUERO NA APPO

Blood samples in test-tubesPesquisas Na Inglaterra Estudam Novo Programa de Rastreamento de Câncer De Ovário

Conecte-se com o Viver Eu Quero:

Blog
Canal no Youtube
Facebook
Instagram
Twitter

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: