UM SIMPÓSIO MÉDICO NA VISÃO DE UMA PACIENTE E BLOGUEIRA

Nós do Blog Viver Eu Quero estivemos no II Simpósio Nacional de Diagnóstico em Câncer de Pulmão, da Oncologia D´Or e ainda iremos compartilhar muita informação boa por aqui sobre as novidades que acompanhamos por lá. Mais abaixo vocês verão uma vinheta resumindo os acontecimentos do evento, algumas observações de como ações como esta impactam a vida de pacientes, bem como uma entrevista que fizemos ‘ao vivo’ com a Dr.ª Tatiane Montella, falando sobre câncer de pulmão:os sintomas, formas de prevenção e tratamento.

Imagem inline 1Muitos pacientes devem se perguntar: “como um evento como este é capaz de mudar ou impactar a minha vida?”

 

Para quem não sabe, o  câncer de pulmão é considerado uma das principais causas de mortes no Brasil. Pois é! A boa notícia é que podemos dizer que o país vive uma revolução tecnológica no tratamento e no diagnóstico da doença. Ainda que em um ritmo lento, as novas tecnologias se espalham pelo país em um ritmo similar ao daquele observado em países de primeiro mundo. Ponto positivo para o Brasil. Sem dúvida, esta revolução contribui para a melhora na qualidade de vida daqueles que estão em tratamento.
É claro que o Simpósio buscou abordar esta temática e, enquanto blogueira e paciente, (sim, falarei na primeira pessoa do singular) posso dizer a todos vocês que, na ocasião, puder ver com meus próprios olhos os esforços médicos na permanente busca por melhores diagnóstico e tratamento.
Achei que participaria de um evento puramente técnico, mas não. Além de debates médicos vi muita humanização. Profissionais da saúde preocupados com o melhor resultado de seu trabalho, considerando para tanto os aspectos psicológicos e emocionais dos pacientes.
Como a medicina não é matemática, há muitas situações nas quais a técnica por si só não soluciona o problema que se apresenta. Nestes momentos pude observar diversos profissionais ponderarem ações, a fim de que o paciente esteja a par de certos impasses para contribuir com sua opinião, manifestando o quanto determinadas condutas o impactam sob o aspecto psicológico.
Essa abordagem é simplesmente fantástica e afasta aquela velha concepção que temos de que o paciente não tem voz no próprio tratamento. Considerei os debates extremamente humanos e respeitosos. Por isso faço questão de registrar e divulgar o que testemunhei.
Agora, retomando o aspecto mais prático e voltando a falar na primeira pessoa do plural, é impressionante as novidades tecnológicas que presenciamos. Estamos falando em cirurgias com abertura da caixa torácica, cujo o risco, em décadas passadas, era considerado tão alto, que não saberiam dizer se os pacientes seriam capazes de voltar vivos dos centros cirúrgicos, ou não.
Estes mesmos procedimentos nos últimos anos já não oferecem riscos de tal magnitude, mas exigem uma recuperação do paciente de, aproximadamente, 45 dias, antes de retomar as atividades cotidianas.
Neste Simpósio tivemos a impressão de ter entrado no desenho dos Jetsons  (sim, estamos falando do futuro, mas mencionando um desenho dos anos oitenta… E se você não o conhece, clica no link acima que o Wikipédia te explica). Tivemos a oportunidade de comprovar que hoje é possível realizar cirurgias robóticas de tanta precisão e tão menos invasivas, que o paciente vai para casa no dia seguinte, talvez precisando de uns 15 dias para retomar suas atividades diárias comuns.
É, caros leitores, presenciamos um momento SCI FI.
Portanto, além de toda aquela visão humana que vimos ser compartilhada entre os profissionais no simpósio, o evento trouxe, sim, muitas informações sobre os avanços tecnológicos capazes de revolucionar a qualidade de vida de muitos pacientes e aqui nos referimos tanto ao câncer de pulmão, quanto aos demais cânceres que possam fazer metástase pulmonar.
Vejam abaixo a live que fizemos com a Drª Tatiane Montella, coordenadora do NEOTÓRAX da Oncologia D´Or.

 

Em breve vocês poderão conferir mais entrevistas que realizamos durante a cobertura do evento. Fiquem ligados!

 

Se você gostou deste post, também irá gostar:

64863677_models-walks-the-runway-for-the-anaono-intimates-x-cancerland-show-at-new-york-fashion-weekAS PODEROSAS IMAGENS DE MULHERES QUE SOBREVIVERAM AO CÂNCER E DESFILARAM NO NY FASHION WEEK.

superviventeMETÁSTASE – CONHECENDO UMA SUPERVIVENTE.

thumb-entrev-dr-gilbertoVocê Já Teve Curiosidade Sobre Pesquisas Com Humanos? E Se Essas Pequisas Puderem Nos Ajudar? (POST 2 – entrevista com Dr. Giberto Amorim)

jolie-thumbnailLEMBRAM DO EXAME FEITO POR ANGELINA JOLIE, QUE A LEVOU A UMA MASTECTOMIA (REMOÇÃO DAS MAMAS)?

CAPA ENTREVISTA COM ALMA CABELLO DIA INTERNACIONAL DA MULHER CANCER VIROU ARTEA LUTA CONTRA O CÂNCER VIROU ARTE (Você gostaria de participar desse projeto?)

hugh-jackman-ator-que-faz-wolverine-fala-sobre-novo-cancer-de-pele-capaHugh Jackman, Ator Que Faz Wolverine, Fala Sobre Novo Câncer de Pele

viver eu quero g1 em 08 03 2017 CAPAViver Eu Quero no G1

Blood samples in test-tubesPesquisas Na Inglaterra Estudam Novo Programa de Rastreamento de Câncer De Ovário

Conecte-se com o Viver Eu Quero:

Blog
Canal no Youtube
Facebook
Instagram
Twitter

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: