ENTREVISTA COM Q MAY CHEN, A PACIENTE DE TAIWAN QUE DECIDIU REALIZAR SEUS SONHOS

Recentemente o Viver Eu Quero publicou um post contando a história de uma mulher de Taiwan, Q May Chen, que ao descobrir um câncer de mama metastático decidiu realizar seus sonhos, sendo um deles fazer uma ensaio fotográfico de noiva. Ela não encontrou seu par perfeito, mas isso não a impediu de realizar seu sonho: ela fez as fotos sozinha e de forma belíssima.

Como havíamos encontrado Chen nas redes sociais, enviamos uma mensagem com o link do post e ela imediatamente se manifestou agradecendo pela publicação. A conversa rendeu e acabou gerando uma entrevista para o blog.
 Vejam algumas fotos:

 

Achamos muito interessante a oportunidade, pois temos a chance de enxergar o câncer de mama pelos olhos de uma mulher de uma cultura muito diferente da nossa. É incrível perceber que o diagnóstico desperta sentimentos tão próximos mesmo em realidades culturais tão diferentes.
Avaliem vocês mesmos.
13332887_1079503365442197_8529675358847666884_n
VIVER EU QUERO – Você pode nos contar um pouco sobre seu diagnóstico?
Q MAY CHEN –  “Meu câncer de mama é do tipo Luminal B, Her2 negativo.
Meu tipo de câncer de mama  não é especial, mas provavelmente o tipo mais comum.

Racionalmente era para ter um bom prognóstico. Não sabia que em 2 anos passaria por tantas mudanças físicas.

15442168_1243033039089228_4482563962054447385_n

“Viva um dia e ganhe um dia.”

VIVER EU QUERO – Você acredita que o seu diagnóstico mais recente mudou sua perspectiva sobre a vida? Se a resposta for positiva, como esta visão mudou?
Q MAY CHEN –  “Depois que o câncer se espalhou para os ossos, passando então para um câncer estágio IV, minha visão sobre a vida mudou bastante. Esta doença me afetou de diversas maneiras e perspectivas.
Antes questionava se realizava ou não um sonho. Hoje busco alcançá-los um a um, porque tive um aviso sobre a possibilidade da morte. Então todo dia é uma corrida contra o tempo.
Eu aprecio a chance de aproveitar o momento, sem me sentir culpada pelos erros do passado ou  me preocupar com o amanhã. Desfruto o momento.
Viva um dia e ganhe um dia!”
 
VIVER EU QUERO – Nós já publicamos um post falando sobre você, as fotos que você fez no último ano e isso foi um sonho que você tornou realidade. Você tem outros sonhos que você queira tornar realidade?
Q MAY CHEN –  “Obrigada por compartilharem meu lindo ensaio fotográfico de noiva  para que todos vejam. Além desse sonho, este ano ano eu pretendo realizar outro: viajar com minha mãe para Bali e  curtir um momento doce e especial ao lado dela.
No futuro, gostaria de escrever um livro, um diário anti-câncer, para encorajar mais pacientes oncológicos, para ajudar mais pessoas.”
VIVER EU QUERO – Que tipo de conselho você daria para pacientes oncológicos que estão passando por uma situação como a sua?
Q MAY CHEN –  “Quando fiquei doente, fiquei muito assustada e com medo.
Ah, existem muitos medos, chorei muitas vezes e estava muito triste. Houve um certo ressentimento: por que esta doença em mim?
Mas imediatamente após eu encontrei meus próprios sentimentos e me dei tempo.
Só não permita que esta tristeza se instale por muito tempo. Passado este momento se anime e tão logo siga as recomendações médicas, enfrente a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia…
Uma maneira bastante eficiente de encontrar sua força interna é lendo, por exemplo. Faça qualquer uma das suas atividades favoritas.
Encorajo a todos a participarem ativamente do próprio tratamento médico. Eu acredito que as pessoas podem melhorar assim. Você pode se permitir ficar triste por um tempo, 2 semanas ou até mesmo 2 meses, mas isso precisa ser superado, porque a felicidade tem o poder de matar células doentes.”
VIVER EU QUERO – No nosso blog, tentamos fornecer informação médica acessível e também desmistificar o câncer. Igualmente buscamos oferecer uma melhor perspectiva e, sempre que possível, mais otimista sobre o câncer, para nossos leitores. Seria uma excelente oportunidade ter um diferente ponto de vista cultural sobre o que estamos fazendo. Como isso soa para uma mulher taiwanesa como você, que tem experiência a respeito da matéria?
Q MAY CHEN –  “Na minha experiência, sugiro que vocês continuem fornecendo ajuda com informações apropriadas para que as pessoas entendam os recursos existentes no tratamento do câncer. É importante que as pessoas doentes encontrem apoio no site e encontrem alguma direção para não entrarem em pânico.
Seria interessante criar um grupo de ajuda, transmitir informações sobre cuidados com pacientes oncológicos (…), dicas sobre alimentação. Muitas pessoas saudáveis não compreendem o que passam os pacientes oncológicos. Poder encontrar outros pacientes é ter um lugar para se sentir à vontade, permitir o bom humor e até ser alegre.
Eu acho que há uma tendência crescente de desenvolvimento de cânceres em mulheres mais jovens e, talvez devido à questão de estarem no auge das taxas hormonais, há uma considerável chance de recidiva ou metástase.
Esta questão deve gerar preocupação social e devemos lembrar às pacientes de manterem cuidados e revisões regulares. Cada idade tem um assunto de vida diferente a focar, mas muitas vezes as mulheres jovens estão mais preocupadas em perder seios, em estarem solteiras, em não poderem ter filhos, ou mesmo questões como encontrar um emprego.
Para mulheres jovens superarem esta fase é necessário ter esperança e uma sociedade capaz de lhes dar um pouco mais de amor, empatia…
 Permitam que essas mulheres descubram que este mundo é bonito.”
VIVER EU QUERO – Alguma outra consideração?
Q MAY CHEN –  “Por fim, obrigada por se importar com a questão do câncer de mama. Obrigada por dispensar tanta atenção às informações relacionadas ao câncer. Eu espero que esta entrevista possa ajudar mais pessoas que precisam.
Vamos espalhar amor.”

 Chen, saiba que todos do Blog Viver Eu Quero torcem muito por você! Você disse algo que gostamos tanto que até destacamos e o faremos mais vez:” viva um dia e ganhe um dia”.

A frase é simples e muito verdadeira. Quer ganhar um dia em sua vida? Viva um dia de verdade e este dia estará ganho. Viva mais e intensamente.

Q May Chen pode estar lá do outro lado do mundo, mas compartilha de sentimentos muito próximos aos nossos.

Obrigada Chen por dividir sua experiência e perspectiva conosco.

 

Se você gostou deste post, também irá gostar:

CAPAVOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DESSAS IMAGENS? É LINDA!!!

13310591_1079503258775541_5282253828834163889_nPaciente Oncológica Realiza Sonho de Infância e Faz Ensaio Solo e Deslumbrante de Noiva

CAPA ENTREVISTA COM ALMA CABELLO DIA INTERNACIONAL DA MULHER CANCER VIROU ARTEA LUTA CONTRA O CÂNCER VIROU ARTE (Você gostaria de participar desse projeto?)

dmitri-vidas-inspiradoras-cancer-infantil-superacaoVidas Inspiradoras – Dimitri

64863677_models-walks-the-runway-for-the-anaono-intimates-x-cancerland-show-at-new-york-fashion-weekAS PODEROSAS IMAGENS DE MULHERES QUE SOBREVIVERAM AO CÂNCER E DESFILARAM NO NY FASHION WEEK.

capa-cris-luz                  Vidas Inspiradoras – Cristiane Luz

thumbnail-sabrina

ANTES E DEPOIS DA QUIMIOTERAPIA: OLHEM SÓ OS CABELOS DE SABRINA PARLATORE.

capaSABRINA PARLATORE – UM ANO SEM QUIMOTERAPIA. UHUL!!!

5-erros-ao-passar-base-maquiagem                                                                          5 ERROS AO PASSAR BASE

thumbanil-1ATRIZ QUE FEZ A BRENDA, DE BARRADOS NO BAILE, MOSTRA SUA ROTINA COM A RADIOTERAPIA

img_3916VIDAS INSPIRADORAS – JULLIANNA SILVA

superviventeMETÁSTASE – CONHECENDO UMA SUPERVIVENTE.

jolie-thumbnailLEMBRAM DO EXAME FEITO POR ANGELINA JOLIE, QUE A LEVOU A UMA MASTECTOMIA (REMOÇÃO DAS MAMAS)?

Blood samples in test-tubes

Pesquisas Na Inglaterra Estudam Novo Programa de Rastreamento de Câncer De Ovário

alimentacao-pos-cancer-o-que-pode-e-o-que-nao-podeAlimentação Pós Câncer: O Que Pode E O Que Não Pode?

CONECTE-SE COM O VIVER EU QUERO:

BLOG
CANAL NO YOUTUBE
FACEBOOK
INSTAGRAM
TWITTER

Contatos: vivereuquero@gmail.com

 
 



Um comentário em “ENTREVISTA COM Q MAY CHEN, A PACIENTE DE TAIWAN QUE DECIDIU REALIZAR SEUS SONHOS

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: