A LUTA CONTRA O CÂNCER VIROU ARTE (Você gostaria de participar desse projeto?)

No Dia Internacional da Mulher o Viver Eu Quero tinha que entrevistar uma mulher especial e esta convidada foi escolhida por desenvolver um belíssimo trabalho transformando a luta de diversas mulheres que enfrentam o câncer de mama em arte. A história que a levou a este projeto também é bem emocionante. Se preparem, pois TAMBÉM TEM CONVITE PARA VOCÊS NESTE POST. UHUL!

 

 

image
Alma Cabello é mexicana e uma artista muito talentosa (REPRODUÇÃO DO FACEBOOK)
Nosso bate-papo é com a mexicana, Alma Inés Cabello Bautista. Ela tem 28 anos, e está no último ano da Escola de Bellas Artes da Cidade de Nezahualcoyitl, no México.
Alma fará uma homenagem às mulheres em uma exposição chamada Resiliência e esta imagem de Day Sant´Anna é uma tela que Alma fez com tinta a óleo para a exposição.
image
Quadro inspirado em imagem de Dayane Sant´Anna . Pintura e mensagem de Alma Cabello.
A imagem é inspirada em uma das fotos feitas pelos fotógrafos OS MÁXIMOS  ( vejam o ensaio completo aqui).
image
Fotografia que inspirou o quadro pintado por Alma (FOTO OS MÁXIMOS)

 

 
Alma é uma excelente artista e decidiu fazer uma exposição de quadros que expressasse diversas facetas do câncer de mama. Leiam a entrevista até o final, pois acreditamos que vocês terão uma grata surpresa com o convite de Alma.
 
 
______________________________
VIVER EU QUERO – Alma, você vai se graduar em belas arte, certo? Como você já nos explicou, para graduação é necessário  fazer uma exposição e você decidiu criar um projeto no qual você demonstrará através da sua arte como mulheres lutam contra o câncer de mama. Você poderia nos explicar um pouquinho do seu projeto e o porquê da escolha deste tema?
 
ALMA CABELLO  – “Dois anos atrás eu perdi uma pessoa muito importante para mim, um ser tão amoroso, paciente, um ser humano muito nobre, o pilar mais forte em minha vida: minha mãe.
Eles identificaram que ela tinha câncer de mama em  fevereiro de 2014. Em junho daquele mesmo ano, ela recebeu sua primeira quimioterapia, mas devido a outras complicações, tais como insuficiência renal crônica, problemas cardíacos, pressão, tendo superado uma embolia e um ataque cardíaco aos 52 anos, com duas semanas de quimioterapia ela teve que deixar este mundo. Seu corpo não podia resistir à agressividade do tratamento.
 
Acontece que durante esses quatro meses que estávamos indo para o hospital para seus exames e avaliações anteriores ao tratamento, eu não me separei dela. Em uma ocasião o que me marcou definitivamente foi que, enquanto esperava para falar com o seu médico, em questão de segundos a sala de espera onde estávamos era completamente preenchida por muitas mulheres que estavam esperando para passar por uma quimioterapia. Era uma enorme sala e cheia de muitas mulheres.
Eu não podia acreditar que era possível ter tantas mulheres com câncer de mama. Queria fazer alguma coisa. Eu me sentia impotente ao ver que o câncer se manifestava como numa onda de mulheres: algumas tristes, cansadas, havia muitos sentimentos naquele dia e enquanto acompanhava minha mãe, em seus exames tive a oportunidade de ouvir várias pacientes, cada uma com sua história.
Para me titular, haverá uma apresentação e meu tema já estava decidido: seria sobre o câncer de mama, já que minha vida é um “antes e depois do câncer de minha mãe”.
Bem, ao menos pela perspectiva pessoal.
Por dois anos a pintei, desenhei, escrevi e chamei minha mãe e nada a devolvia para mim. Mas ao cercar-me de pessoas tão fortes e seres humanos tão bonitos, que têm permitido capturar suas lutas através do meu trabalho, me encho de força e um calorzinho como um abraço de mãe.
Retratar essa luta tão acirrada, tão difícil encarada por minhas amigas,  para mim é algo tão grande. Poder honrar essa maneira como elas encontram de se tornar mais fortes a cada dia e mostrar ao mundo a sua beleza única e valentia.
Gostaria que nenhuma  mulher tivesse que passar por isso. Gostaria de conscientizar as pessoas que o câncer é algo mortal e que está em grande parte em suas próprias mãos o poder de evitar estar aqui.”
  
 
VIVER EU QUERO – Que tipo de técnica você usa em suas pinturas ? Você pode explicar um pouquinho dessa técnica para aqueles que não estão acostumados com este assunto em específico? 
 
ALMA CABELLO  – “A série artística será com pinturas, desenhos, gravuras e esculturas. Mas predominam as pinturas à óleo.”

 

 

VIVER EU QUERO – Essas pinturas estarão em uma exposição, certo? Onde e quando essa exposição ocorrerá?
 
ALMA CABELLO  – “Esta será minha primeira exposição individual e será no Museu Comunitário de Xico.”

 

Conheça o site do Museo Comunitario de Xico clicando aqui.

VIVER EU QUERO – Para aqueles que estiverem curiosos sobre isso, como você achou Day Sant´Anna e porque você a convidou para este projeto ?
 
ALMA CABELLO  – “(Risos) Bom, via um grupo no Facebook sobre câncer de mama, já que tenho aprendido muito aqui e, sem querer, vi uma foto da Dayane, com um sorriso enorme. Tinha na minha minha frente outra face do câncer, essa onde a mulher já superou a enfermidade e já superou ela mesma e agora ri e ri também para os outros que estão neste caminho de cura. É como se ao final de um grande caminho contra o  câncer  estivesse ali a Dayane e seu sorriso dizendo: “Vamos, agora está tudo bem!”
E bom, este sorriso me contagiou e desejava que outras pessoas conhecessem (seu sorriso), que se encontrassem com a outra face do câncer, que compreendessem essa fortaleza. No mesmo instante lhe enviei uma mensagem e pedi para pintá-la.”
 
 
VIVER EU QUERO – Você também tem um outro projeto envolvendo pessoas que lutam contra o câncer. É um documentário e Dayane também irá participar deste projeto. Você pode nos explicar um pouco sobre isso? 
 
ALMA CABELLO  – “Dentro do projeto tem um outro projeto de vídeo documentário, onde o espectador confronta cara a cara com os pacientes e sobreviventes do câncer de mama.
Day e outras mulheres nos permitem conhecer o câncer através de sua pele, de sua vivência, com o testemunho e mensagem pessoas podem descobrir como é vivê-lo, o que se sofre e as forças que precisam ter para enfrentar algo assim.”
 
VIVER EU QUERO – Você continua  buscando outros pacientes oncológicos que queiram mostrar outras faces do câncer. Se alguém estiver lendo esta entrevista gostar da ideia, como ela pode participar e entrar em contato com você?
 
ALMA CABELLO  – “O projeto está aberto a qualquer paciente de oncologia que queira falar sobre sua luta. As pacientes podem entrar em contato no email almiss.xoxo@gmail.com e com todo prazer podemos trabalhar.”
VIVER EU QUERO – Você está procurando somente mulheres que tenham enfrentado (ou continuam enfrentando) um câncer de mama, ou elas podem estar enfrentando outro tipo de câncer? Câncer de mama em homens é mais raro, mas pode acontecer. Homens podem participar do projeto também, ou o projeto só envolve mulheres mesmo, por agora?
 
ALMA CABELLO – “O trabalho começou centrado em mulheres com câncer de mama, mas o projeto tem crescido e eu estou aprendendo. O câncer de mama em homem é pouco lembrado e isso aumenta o risco de não se autoexaminar, por isso esse trabalho se destina também a estes sobreviventes.”
  
VIVER EU QUERO – Você gostaria de deixar uma mensagem para os nossos leitores?
 
ALMA CABELLO  – “Agradeço de antemão pelo espaço e por difundir a informação. É um presente. Agradeço por abrir um espaço a mim a meus amigos leitores. O câncer arrancou da minha vida a pessoa que mais amava e essa lacuna não será preenchida com nada.
Por favor, entendamos o que essa enfermidade significa. Procuremos prevenir com exercícios físicos, boa alimentação, e assistência médica regular, pois o câncer não poupa ninguém.”

 

E aí? Vocês também gostariam de ver suas imagens transformadas em arte, numa exposição no México e com isso ainda ajudar outras pessoas a se conscientizarem sobre a necessidade de prevenção? Esta blogueira aqui topou e ficou muito feliz com o resultado.
Pedimos para Alma nos enviar fotos da exposição que acontecerá dia 11/03 e pretendemos postá-las por aqui para vocês conhecerem também.
 
Alma, muito obrigada, tanto por seu talento com as palavras, quanto por sua maravilhosa arte. Já disse, mas faço questão de repetir: seu trabalho é lindo! Espero que você encontre muita força neste seu projeto, que muitas pessoas fiquem felizes ao serem retratadas e que seus objetivos sejam alcançados.

Se você gostou deste post, também irá gostar:

13310591_1079503258775541_5282253828834163889_nPaciente Oncológica Realiza Sonho de Infância e Faz Ensaio Solo e Deslumbrante de Noiva

64863677_models-walks-the-runway-for-the-anaono-intimates-x-cancerland-show-at-new-york-fashion-week

AS PODEROSAS IMAGENS DE MULHERES QUE SOBREVIVERAM AO CÂNCER E DESFILARAM NO NY FASHION WEEK.

 

capa-cris-luz                  Vidas Inspiradoras – Cristiane Luz

 

thumbnail-sabrina

ANTES E DEPOIS DA QUIMIOTERAPIA: OLHEM SÓ OS CABELOS DE SABRINA PARLATORE.

capaSABRINA PARLATORE – UM ANO SEM QUIMOTERAPIA. UHUL!!!

5-erros-ao-passar-base-maquiagem                                                                          5 ERROS AO PASSAR BASE

thumbanil-1ATRIZ QUE FEZ A BRENDA, DE BARRADOS NO BAILE, MOSTRA SUA ROTINA COM A RADIOTERAPIA

img_3916VIDAS INSPIRADORAS – JULLIANNA SILVA

superviventeMETÁSTASE – CONHECENDO UMA SUPERVIVENTE.

jolie-thumbnailLEMBRAM DO EXAME FEITO POR ANGELINA JOLIE, QUE A LEVOU A UMA MASTECTOMIA (REMOÇÃO DAS MAMAS)?

Blood samples in test-tubes

Pesquisas Na Inglaterra Estudam Novo Programa de Rastreamento de Câncer De Ovário

alimentacao-pos-cancer-o-que-pode-e-o-que-nao-podeAlimentação Pós Câncer: O Que Pode E O Que Não Pode?

CONECTE-SE COM O VIVER EU QUERO:

BLOG
CANAL NO YOUTUBE
FACEBOOK
INSTAGRAM
TWITTER

 

30 comentários em “A LUTA CONTRA O CÂNCER VIROU ARTE (Você gostaria de participar desse projeto?)

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: