Pesquisas Na Inglaterra Estudam Novo Programa de Rastreamento de Câncer De Ovário

Olhe o que o Viver Eu Quero viu na BBC UK hoje: uma matéria falando sobre um exame de sangue que poderia ser feito de 4 em 4 meses, para ajudar mulheres com alto risco de  desenvolve câncer de ovário. De acordo com a matéria, o exame conseguiria detectar o tumor precocemente.

Fato é que hoje mulheres que fizeram exame genético e descobriram pertencer ao grupo de alto risco para desenvolvimento do câncer de ovário recebem a recomendação de fazer uma ooforectomia (cirurgia para retirada dos ovários) e retirada das trompas de Falópio. Ocorre que a cirurgia feita com o intuito de evitar a doença leva à infertilidade e à menopausa precoce, o que assusta muitas mulheres, principalmente quando ainda estão em idade reprodutiva.

Os pesquisadores realizaram testes em 4.348 mulheres e conseguiram detectar o câncer precocemente numa parte expressiva dessas pacientes. Entendemos por precoce enquanto ele ainda é fácil de tratar. O estudo foi publicado no Journal of Clinical Oncology. Entretanto, apesar do avanço, os pesquisadores dizem que ainda é cedo para dizer que os exames de sangue salvarão vidas.

Essa notícia é muito interessante, pois o câncer de ovário é conhecido com uma das doenças mais traiçoeiras do universo oncológico, pois seus sintomas, quando existentes, normalmente ocorrem quando a doença está em fase avançada, sendo relativamente difícil o diagnóstico em fase precoce. Um exame de rastreio como esse, se realmente der certo, pode salvar muitas vidas.

Para o grupo de alto risco, a cirurgia preventiva ainda é o melhor remédio, mas parece que há estudos promissores a caminho, objetivando oferecer um programa de rastreamento mais eficiente.

Para quem quiser obter mais informações sobre o câncer de ovário, o Instituto Oncoguia oferece em seu site algumas orientações, vejam:

“O câncer de ovário pode causar vários sinais e sintomas. Entretanto, é mais frequente o aparecimento de sintomas quando a doença se disseminou para outros órgãos. Os sintomas mais comuns incluem:

  • Dor pélvica e/ou inchaço abdominal.
  • Dificuldade na alimentação ou sensação de plenitude.
  • Necessidade urgente e frequente de urinar.

Estes sintomas são também comumente causados tanto por outras doenças não cancerígenas como por outros tipos de câncer. Quando são causados pelo câncer de ovário, tendem a ser persistentes, por exemplo, ocorrem com mais frequência ou são mais severos. Se uma mulher apresentar estes sintomas quase que diariamente por mais de algumas semanas, deve consultar seu médico, de preferência um ginecologista.

Outros sintomas do câncer de ovário podem incluir:

  • Fadiga.
  • Dor de estômago.
  • Dor nas costas.
  • Dor durante a relação sexual.
  • Constipação.
  • Mudanças no funcionamento do intestino.
  • Alterações menstruais.
  • Inchaço abdominal com perda de peso.

É muito importante ficar atenta a qualquer alteração e procurar um médico o quanto antes.”

Para mais informações, acesse:

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sinais-e-sintomas-do-cancer-de-ovario/703/228/

Fonte da matéria: http://www.bbc.com/news/health-39103629 (em inglês)
Se você gostou deste post, também poderá gostar:

radioterapia-perguntas-e-respostasRadioterapia Perguntas e Respostas – Com Drª Elisa Campana

 

QUIMIOTERAPIA O QUE MUDOU.png4 MESES SEM QUIMIOTERAPIA: O QUE MUDOU?

img_2037Você Já Teve Curiosidade Sobre Pesquisas Com Humanos? E Se Essas Pequisas Puderem Nos Ajudar? (POST 1 da trilogia)

thum-post-3Você Já Teve Curiosidade Sobre Pesquisas Com Humanos? E Se Essas Pequisas Puderem Nos Ajudar? (Post 3 da trilogia)

gilberto-amorimVocê Já Teve Curiosidade Sobre Pesquisas Com Humanos? E Se Essas Pequisas Puderem Nos Ajudar? (POST 2 – entrevista com Dr. Giberto Amorim)

Conecte-se com o Viver Eu Quero nas redes sociais:

FACEBOOK
INSTAGRAM
TWITTER
YOUTUBE
BLOG

Anúncios

44 comentários em “Pesquisas Na Inglaterra Estudam Novo Programa de Rastreamento de Câncer De Ovário

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: