Vidas Inspiradoras – Cristiane Luz

O Viver Eu Quero traz para vocês a história mega inspiradora da Cris Luz.

A Cris foi diagnosticada com câncer de endométrio aos 36 anos de idade, totalmente por acaso. Sua trajetória além de super curiosa é também emocionante, pois ela e sua família lidaram com o diagnóstico de uma forma muito bela, apesar de toda luta existente durante seu tratamento.

Cris é casada, advogada e tem 2 filhos, que hoje estão com 4 e 8 anos. Muitos já devem ter visto um de seus vídeos sobre sua luta contra o câncer, especialmente este abaixo, que viralizou nas redes sociais e ainda foi divulgado por diversos outros meios de comunicação.

Apesar de todo abalo causado pelo diagnóstico, Cris e sua família encontraram um jeito incrível de lidar com tudo isso: se uniram ainda mais para enfrentar o câncer. Cris fez um chá de lenços com amigas e familiares (veja como fazer um chá de lenços neste post aqui) e, na hora de raspar os cabelos, o fez juntamente com o marido e filhos. O momento virou um vídeo pra lá de inspirador, no qual eles transformam a dificuldade num ato de força e amor. Vejam:

Depois disso, a Cris ainda criou uma página no face chamada Luz da Cris e ali dissemina várias ideias super bacanas de looks para as carequinhas, além de dicas de vestuário, inclusive para pessoas ostomizadas.

Alguns podem não se familiarizar com a expressão, então trouxemos do Oncoguia uma definição para vocês entenderem melhor: “Pessoa ostomizada é aquela que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação. Essa abertura chama-se estoma.” Se você precisar de mais informações, veja no Oncoguia neste link aqui.

No nosso bate-papo vocês vão conhecer um pouquinho mais de sua emocionante história. Bora conferir.

VIVER EU QUERO – Cris, nos conte um pouquinho sobre a descoberta do seu diagnóstico. Como foi?

CRIS LUZ – “Descobri o câncer por acaso quando fui fazer uma laqueadura, pois usava há três anos o DIU Mirena e tinha sangramento irregular e cólicas fortes. Esses sintomas já eram sinais do câncer de endométrio, mas eu acreditava que tinha relação com o DIU, então pensei: “vou tirar o DIU e fazer uma laqueadura já que não tenho mais intenção de ter filhos”. Acredito que foi uma luz divina que me levou a tomar essa decisão porque eu poderia ficar ainda mais 2 anos com o DIU, mas não, coloquei na cabeça que faria a laqueadura e foi o que me salvou, pois através desse procedimento que minha médica encontrou os tumores nos meus ovários.”

13581989_928391957271252_3057949091891608677_o

VIVER EU QUERO – Como foi o impacto desta notícia para você?

CRIS LUZ – “Eu saí da cirurgia acreditando que tinha feito a laqueadura, até que liguei para meu marido para ele vir logo para o hospital me buscar, quando ele me falou que tinha acontecido alguma coisa errada na cirurgia pois a doutora mandou ele ir urgente para o hospital. Soubemos juntos da notícia, foi assustador e tive medo de morrer. Lembro que perguntei diversas vezes para minha médica se eu iria morrer. Claro que, naquele momento, nem ela sabia a extensão do problema, que era bem maior do que imaginávamos, o câncer que iniciou no endométrio já tinha se espalhado em vários órgãos do meu abdômen, e um dos órgãos atingidos foi o intestino, o que me levou a ter que usar uma bolsa de ileostomia por 6 meses.”

VIVER EU QUERO – Você é casada e tem 2 filhos, né? Como você passou a notícia e como eles recepcionaram esta informação?

CRIS LUZ – “Meu marido soube junto comigo e chorou junto comigo, sempre uma fortaleza na minha vida, evitava mostrar o medo de me perder. Enquanto eu desabava, ele me levantava com palavras de incentivo e muita fé em Deus. Em relação aos meus filhos eu conversei com eles e disse que a mãe tinha uma bolinha na barriga e que precisava operar e tirar essa bolinha. Somente depois que eu saí do hospital e já tinha me recuperado da cirurgia e tive certeza que o pior já tinha passado foi que comentei com eles que tive câncer e que logo mais a mãezinha deles perderia os cabelos. Houve choro e comoção mas com muito amor, consegui transmitir uma mensagem de positividade e que eu estaria com eles até o fim.”

VIVER EU QUERO – O Blog Viver Eu Quero conheceu sua história através de uma reportagem no G1 sobre o seu chá de lenços. Conta para gente como surgiu esta ideia e o quanto ela foi importante na sua jornada?

CRIS LUZ – “O chá de lenço surgiu quando eu estava lendo o livro “Quimioterapia e Beleza” da Flavia Flores. No livro, ela dá dicas de como manter o astral durante o tratamento, e uma dessas dicas era fazer um chá de lenço. No outro dia eu já tinha armado tudo com minhas amigas. Foi o início de tudo, de toda a positividade e coragem que mantive durante meu tratamento. Você perceber que têm pessoas que te amam e se importam com a sua vida faz você virar uma fortaleza, difícil de derrubar. O chá foi um sucesso, aqui em Porto Alegre nunca havia sido feito nada parecido. Hoje em dia é comum ver as gurias organizando chá de lenço, volta e meia elas me pedem dicas de como organizar, qual tipo de lenço pedir…eu acho que todas as pacientes merecem ter seu chá de lenço, faz bem para a autoestima e serve para tirar aquele baque ruim inicial do diagnóstico de câncer.”

whatsapp-image-2017-02-17-at-11-37-02
Cristiane Gomes da Luz em seu Chá de Lenços (FOTO do acervo pessoal de Cris Luz)
VIVER EU QUERO – Agora sobre o vídeo do momento em que você raspou os cabelos, com o apoio de seus melhores soldados. Você acredita que o apoio familiar lhe ajudou a minimizar o impacto deste momento? 

CRIS LUZ – “Sem dúvida. Levar meu marido e filhos para participar desse momento fez com que amenizasse o sofrimento deles, principalmente o das crianças. Imagina eu chegar em casa de repente careca? Seria um choque pra eles, era necessário eles estarem junto comigo e ir vendo essa transformação acontecer.!

whatsapp-image-2017-02-17-at-11-37-34
Cris Luz e seus filhos.
VIVER EU QUERO – Este vídeo viralizou nas redes sociais e tivemos notícias de que atingiu mais de 1 milhão de visualizações. Você imaginava que isso pudesse acontecer? Como foi o impacto disso para vocês?

CRIS LUZ – “Aquele momento em que raspei o cabelo eu vivi tão intensamente que era como se as gurias da produtora que estavam gravando nem estivessem ali. Somente depois que elas me chamaram para entregar o material é que percebi a grandiosidade daquilo tudo. Assim que elas apertaram o play para me mostrar o vídeo eu comecei a chorar compulsivamente pois eu nunca tinha visto algo tão lindo e verdadeiro. Um momento que poderia ser de tristeza e medo se transformou em alegria e coragem, passando a mensagem que o amor da família traz força para combater essa doença tão cruel e que precisamos nos manter positivos diante de qualquer circunstância, que um sorriso no rosto cura qualquer dor.”

VIVER EU QUERO – Nas redes sociais você tem ajudado várias pessoas ostomizadas. Já vimos dicas de look e até ideias para lidar com a bolsinha na hora da intimidade. Achamos o máximo sua abordagem. Você recebe feedback das pessoas que lhe acompanham? Na sua perspectiva, mesmo sendo uma grande luta, é possível suavizar este momento?

CRIS LUZ – “Meu maior desafio durante o período que usei a bolsa era me manter bem vestida sem ser notada por uma bolsa presa à minha barriga. Me reinventava a cada dia, com os looks que vestia para esconder a bolsinha. Até mesmo nos momentos íntimos precisei descobrir maneiras de desaparecer com ela, não poderia anular meu casamento em função de uma bolsa e ela não poderia ser mais importante que nós. Foi o que fiz, dei a ela a importância que ela tinha nessa hora, nenhuma! A minha relação com a bolsa era de total transparência, na minha página Luz da Cris costumava a abordar vários assuntos relacionados à ela, isso deu coragem a outras pessoas. Ninguém precisa se esconder nem ter vergonha de nada, você não tem mau cheiro por causa disso, nem pode ser diminuída. A pessoa ostomizada é uma pessoa normal e merece ser tratada como tal.

VIVER EU QUERO – Ah, e a dica das faixas com cabelo? Vimos você explicando esta técnica e ajudando muitas mulheres. Você pode fazer uma breve descrição da técnica para nossos leitores?

CRIS LUZ – “Quando raspei meu cabelo guardei os tufinhos para fazer uma faixa de cabelos que usava embaixo do lenço, dessa forma ninguém achava que eu estava careca usando apenas o lenço. As pessoas me viam e tinham certeza que eu estava fazendo um estilo. Porque se você vê uma pessoa na rua usando apenas um lenço na cabeça, você já imagina que ela está careca, e não era isso que eu queria, eu não queria passar essa imagem de pessoa doente. Eu só queria ser eu, me enxergar e me ver.

 

14021653_955387744571673_865260519942429260_n
Olhem aí a faixa de cabelos e o lenço.
whatsapp-image-2017-02-17-at-11-40-16
Cris usando o lenço com uma faixa de cabelos.
VIVER EU QUERO – Você está escrevendo um livro, não está? Nos conte um pouquinho sobre este projeto?

CRIS LUZ – “Estou. O livro fala sobre minha condição de ostomizada e também sobre o processo de reversão da bolsa que foi e ainda está sendo bem difícil pra mim. No livro tem muitas histórias engraçadas sobre minha rotina com a bolsa, tem curiosidades que muitas pessoas nem imaginam, só quem usa sabe. Já era para eu ter acabado ele, acontece que com a reversão eu percebi que ainda tenho muito o que falar e o livro só vai terminar de ser escrito quando tiver um final feliz.

VIVER EU QUERO – Você gostaria de deixar uma mensagem para quem está enfrentando situação semelhante?

CRIS LUZ – “Se você recebeu um diagnóstico de câncer, o primeiro passo, depois de chorar bastante claro, é: seja positiva! E para isso você precisa estar de bem consigo mesma. Não deixe a vaidade de lado, se ver bonita no espelho faz com que você se sinta melhor, faz você esquecer a doença e consequentemente vencer ela com mais facilidade. Ser positiva na aparência física mas também no emocional, acredite que você vai vencer.

Gostaram?

Se gostou deste post, também irá gostar.

Se você gostou deste post, também irá gostar:

thumbnail                        Sabrina Parlatore – Um Ano Sem Quimoterapia. Uhul!!!

patricia-eu-me-amo                                                                        #EuMeAmo – Patrícia Freire

7-dicas-sobre-alimentos-saudaveis-para-quimioterapia              AS MELHORES DICAS SOBRE 7 ALIMENTOS – PARA PACIENTES COM CÂNCER OU NÃO

CAPA                                                                               10 Dicas Para Quimioterapia

thumbanail-mitos-verdades-e-curiosidades-quimioterapia-parte-2                            MITOS E VERDADES SOBRE A QUIMIOTERAPIA (parte 2)

supervivente                           METÁSTASE – CONHECENDO UMA SUPERVIVENTE.

maquiagem-arrasadora-para-noite-passo-a-passo                                        ANTES E DEPOIS: MAQUIAGEM PARA ARRASAR

63730713_file-photo-jars-of-nutella-chocolate-hazelnut-paste-are-displayed-a                                                                 Nutella Causa Câncer? Entenda A Polêmica.

15dez2016-cancer-1481829910348_615x300                         Estudo Descobre Proteína Responsável Por Metástase. Alimentação Rica Em Gordura Também É Vilã.

thumbanil-1    Atriz Que Fez A Brenda, De Barrados No Baile, Mostra Sua Rotina Com A Radioterapia

DSC06772                                                                                           10 Dicas Para Radioterapia

thumbnail                                                                                         #EuMeAmo – Leia Matos

thumbnail                                                     #EuMeAmo E Nada Abala Minha Beleza!!!

thumb-lorena                                    O  Tratamento Da Lorena do Careca TV ACABOOOUUUU!

thumb-giane Reynaldo Gianecchini Ganha Surpresa De Claudia Raia – 5 ANOS DE RENASCIMENTOthumb-giane Reynaldo Gianecchini Ganha Surpresa De Claudia Raia – 5 ANOS DE RENASCIMENTO

Veja mais em:

Blog
Canal no Youtube
Facebook
Instagram
Twitter

Anúncios

32 comentários em “Vidas Inspiradoras – Cristiane Luz

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: