Você Já Teve Curiosidade Sobre Pesquisas Com Humanos? E Se Essas Pequisas Puderem Nos Ajudar? (Post 3 da trilogia)

O Viver Eu Quero disponibiliza o terceiro post da trilogia sobre estudos clínicos.

Em nossas pesquisas, vimos que o Instituto Oncoguia, ONG cujo trabalho admiramos e respeitamos muito, tem um um excelente material sobre estudos clínicos que acontecem no país. Acreditamos que estas informações sejam de grande valia para nossos leitores e por isso resolvemos dividir com vocês aqui no blog para facilitar o acesso a tais informações. Todas este este material está disponível no link a seguir: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/instituto-oncoguia/10/13/

É importante que você, caro leitor, se paciente oncológico, converse com seu oncologista sobre a possibilidade de participação em estudos clínicos. Tire todas suas dúvidas a respeito e avalie se esta pesquisa pode oferecer benefícios à sua saúde.

Se você ainda não viu os posts anteriores sobre o tema, recomendamos fortemente a leitura das entrevistas que fizemos com Débora Victorino, Gerente de Operações do Instituto COI, e o Dr. Gilberto Amorim, médico oncologista bastante conceituado. São informações bastante esclarecedoras sobre o assunto.

15dez2016-cancer-1481829910348_615x300
REPRODUÇÃO – FOTO UOL SÃO PAULO

Vejam o que o ONCOGUIA fala sobre o tema:

“Pesquisa clínica, também conhecida como Ensaio Clínico ou Protocolo Clínico, significa o processo de investigação científica que envolve seres humanos, e que pretende responder perguntas sobre determinada intervenção (que pode ser um medicamento ou procedimento).

Para muitos pacientes, o ingresso em um estudo clínico representa a oportunidade do acesso a tratamentos inovadores e que, possivelmente, são as melhores opções terapêuticas à sua doença.

Ao participar de uma Pesquisa Clínica em Oncologia o paciente tem seus direitos assegurados, mas, também, deve assumir deveres e riscos. A participação é voluntária, portanto, antes de decidir pelo ingresso, esclareça todas as dúvidas com o oncologista e, posteriormente, com os pesquisadores responsáveis pelo estudo.”

Se você despertou o interesse de verificar quais estudos clínicos estão disponíveis e recrutando no momento vejam as informações do ONCOGUIA abaixo (consulta feita em 02/2017):

  • Glioblastoma / Glioma grau IV

    Tipo:
    Tumores Cerebrais / Sistema Nervoso Central

    RECRUTANDO

  • Estudo randomizado, controlado por placebo e de fase 2b/3 de ABT-414 com quimiorradiação concomitante e Temozolomida adjuvante em indivíduos que apresentam Glioblastoma (GBM) recém-diagnosticado com amplificação do receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFR) (Intellance 1).

  • Câncer Urotelial

    Tipo:
    Câncer de Bexiga

    RECRUTANDO

  • Pesquisa sobre um novo medicamento chamado Atezolizumabe e outros medicamentos chamados Gencitabina e Carboplatina para pacientes que possuem um tipo de câncer urotelial (Pelve Renal, Ureteres, Bexiga e Uretra) que está localmente avançado ou que já se espalhou para outras partes do corpo, e que não possam fazer tratamento com um medicamento à base de Cisplatina.
  • RECRUTANDO

  • Estudo de fase III, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo de Alpelisibe em combinação com Fulvestranto para homens e mulheres na pós-menopausa com câncer de mama avançado, receptor hormonal positivo, HER2 negativo, com progressão durante ou após o tratamento com inibidor da aromatase.
  • RECRUTANDO

  • Este é um estudo multicêntrico, aberto, Fase II, em pacientes com câncer de mama metastático positivo para o receptor HER2 que receberam pelo menos 2 linhas anteriores de terapias-alvo anti-HER2, dentre as quais pelo menos uma incluiu o tratamento contendo Trastuzumabe. As pacientes precisarão enviar uma biópsia da doença metastática, a qual será avaliada por laboratório central para verificar estatus do receptor HER2 e receptor hormonal, com a metodologia para análise molecular, chamada Prosigna. Com base nesses resultados, as pacientes poderão ser elegíveis para uma das duas coortes: HER2-enriquecido ou HER2 não enriquecido. As pacientes com HER2 enriquecido serão randomizadas na proporção de 1:1 em 1 dentre 2 braços de tratamento: Trastuzumabe em combinação com Lapatinibe ou Trastuzumabe em combinação com quimioterapia da escolha do investigador. Pacientes elegíveis com o subtipo HER2 não enriquecido serão incluídas num braço adicional tratado com Trastuzumabe em combinação com Lapatinibe. Todas as pacientes receberão o tratamento em estudo até progressão da doença, toxicidade inaceitável, ou retirada da paciente, sendo subsequentemente acompanhadas em terapia anticâncer e em eventos de progressão da doença e sobrevida.
  • Estudo para pacientes com Câncer de Pulmão Não Pequenas Células

    Tipo:
    Câncer de Pulmão de Não Pequenas Células

    RECRUTANDO

  • Estudo clínico de fase III, multicêntrico, randomizado e duplo-cego para avaliar a eficácia e a segurança de BI 695502 associado à quimioterapia em comparação com Avastin® associado à quimioterapia em participantes com Câncer de Pulmão Não Pequenas Células avançado e não escamosas.
  • RECRUTANDO

  • Estudo multicêntrico, controlado, randomizado, aberto avaliará a eficácia e a segurança do agente único em pacientes com câncer de ovário recorrente que receberam pelo menos 2 linhas anteriores de quimioterapia com base em platina e que são portadores de uma mutação deletéria ou suspeita de ser deletéria na linhagem germinativa do BRCA.
    • RECRUTANDO

    • Estudo de Fase III, multicêntrico, randomizado, controlado por Placebo, de Atezolizumabe (anticorpo anti-PD-L1) em combinação com Nab-Paclitaxel em comparação com Placebo e Nab-Paclitaxel para pacientes com câncer de mama triplo negativo metastático não tratado anteriormente.
    • Estudo para Câncer de Bexiga

      Tipo:
      Câncer de Bexiga

      RECRUTANDO

    • Estudo Fase 3, Randomizado, Duplo cego , Multicêntrico com Nivolumabe como tratamento Adjuvante versus Placebo em Pacientes com Carcinoma Urotelial Invasivo de Alto Risco.
    • Estudo para Câncer de Pulmão Pequenas Células

      Tipo:
      Câncer de Pulmão de Pequenas Células

      RECRUTANDO

    • Estudo Fase 3, Randomizado, Multicêntrico, Duplo-cego, de Nivolumabe, Nivolumabe Combinado com Ipilimumabe, ou Placebo como Terapia de Manutenção em Indivíduos com Câncer de Pulmão Pequenas Células em Estadio Extenso (ED-SCLC) após Conclusão de Quimioterapia de Primeira Linha à Base de Platina.
  • Pacientes Anêmicos com Câncer de Pulmão de Não Pequenas Células

    Tipo:
    Câncer de Pulmão de Não Pequenas Células

    RECRUTANDO

  • Estudo randomizado, duplo-cego, fase 3, para tratar pacientes com câncer de pulmão de não pequenas células (NSCLC), estágio IV, com anemia, induzido por quimioterapia, controlado por placebo. Os participantes serão distribuídos aleatoriamente em uma alocação de 2:1 (Grupo A: darbepoetina alfa 500 mg a cada 3 semanas, Grupo B: placebo.”

O Oncoguia tem um programa de apoio ao paciente o PAP que recomendamos a todos .Vejam as orientações da ONG logo abaixo:

“Você conhece o PAP?

O PAP – Programa Nacional de Apoio ao Paciente com Câncer – do Instituto Oncoguia conta com atendimento especializado e personalizado focado prioritariamente no esclarecimento de dúvidas relacionadas a qualidade de vida e direitos dos pacientes.

Com o objetivo de ajudar o paciente com câncer a viver melhor, por meio de orientação de qualidade, o programa atende também familiares, público leigo e profissionais em geral. Para o público leigo o enfoque é garantir prevenção e detecção precoce. O atendimento, além de gratuito, também acompanha o paciente (retornando as ligações) até que o problema ou questão seja totalmente esclarecido.

Como participar?

Se você tem dúvidas, está enfrentando algum problema ou ainda, quer fazer uma denúncia ou simplesmente desabafar, você pode:

  • Ligar gratuitamente, de telefone fixo, para 0800 773 1666.
  • Mandar um email com sua dúvida pelo contato do nosso portal.
  • Mandar uma mensagem com sua dúvida pelo nosso Facebook (será necessário também o contato pelo telefone).

Durante a ligação será necessário o preenchimento do cadastro do PAP para inserção no programa. Esse processo é fundamental para que o trabalho seja feito de forma mais completa.
Vale lembrar que todos os esclarecimentos fornecidos tem caráter informativo, não substituindo jamais a consulta com seu médico!

Esperamos o seu contato!

PAP
Tel. 0800 773 1666 (Ligações gratuitas de telefone fixo).
Atendimento: das 9h às 17h, de 2ªf a 6ªf.”

Se você gostou deste post, também irá gostar:

gilberto-amorimVocê Já Teve Curiosidade Sobre Pesquisas Com Humanos? E Se Essas Pequisas Puderem Nos Ajudar? (POST 2 da trilogia)

img_2037Você Já Teve Curiosidade Sobre Pesquisas Com Humanos? E Se Essas Pequisas Puderem Nos Ajudar? (POST 1 da trilogia)

7-dicas-sobre-alimentos-saudaveis-para-quimioterapia              AS MELHORES DICAS SOBRE 7 ALIMENTOS – PARA PACIENTES COM CÂNCER OU NÃO

CAPA10 Dicas Para Quimioterapia

thumbanail-mitos-verdades-e-curiosidades-quimioterapia-parte-2                            MITOS E VERDADES SOBRE A QUIMIOTERAPIA (parte 2)

supervivente                           METÁSTASE – CONHECENDO UMA SUPERVIVENTE.

maquiagem-arrasadora-para-noite-passo-a-passo                                        ANTES E DEPOIS: MAQUIAGEM PARA ARRASAR

63730713_file-photo-jars-of-nutella-chocolate-hazelnut-paste-are-displayed-a                                                                 Nutella Causa Câncer? Entenda A Polêmica.

15dez2016-cancer-1481829910348_615x300                         Estudo Descobre Proteína Responsável Por Metástase. Alimentação Rica Em Gordura Também É Vilã.

thumbanil-1    Atriz Que Fez A Brenda, De Barrados No Baile, Mostra Sua Rotina Com A Radioterapia

DSC06772                                                                                           10 Dicas Para Radioterapia

thumbnail                        Sabrina Parlatore – Um Ano Sem Quimoterapia. Uhul!!!

thumbnail                                                                                         #EuMeAmo – Leia Matos

thumbnail                                                     #EuMeAmo E Nada Abala Minha Beleza!!!

thumb-lorena                                  O  Tratamento Da Lorena do Careca TV ACABOOOUUUU!

thumb-giane Reynaldo Gianecchini Ganha Surpresa De Claudia Raia – 5 ANOS DE RENASCIMENTOthumb-giane Reynaldo Gianecchini Ganha Surpresa De Claudia Raia – 5 ANOS DE RENASCIMENTO

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: