5 Dicas Fáceis (e Baratas) de Decoração de Natal

Vocês já devem ter percebido que o povo por aqui gosta de uma comemoração e, com a proximidade do Natal, não poderíamos deixar de falar um pouco sobre esta data.

Esta blogueira aqui amaaaaa festas (acho que vocês já perceberam…rs) e também adora decoração. Amo deixar a casa decorada e cheia de charme para receber amigos e familiares na noite de natal. Uma das coisas que faço questão de aproveitar (agora mais do que nunca) são os momentos em família.

É claro que, em tempos de crise econômica, não dá para fazer extravagâncias, logo temos que usar a imaginação e ser criativos.

Pesquisei algumas ideias e queria compartilhar com vocês. Podemos deixar nossos lares super aconchegantes, sem gastar muito e sendo ecologicamente corretos, reciclando quando possível.

Olhem só as ideias abaixo.

Dica 1) Arranjos com bolas de Natal.

Sabem aquelas bolas de árvore de natal que você usou nos anos passados, que perderam a alcinha, deram uma rachadinha ou algum outro problema qualquer e que você pretendia jogar fora? Não jogue.

Podemos fazer lindos arranjos com este material. Um vaso transparente, uma cestinha, uma fruteira de mesa ou até mesmo uma compoteira associados às bolas de natal que você pretendia jogar fora geram belíssimos arranjos de mesa. Vejam essa imagens.

Você pode misturar cores ou fazer um arranjo numa cor só, mas com texturas diferentes.

Dica 2 – Árvores de Natal Estilizadas

Essa ideia eu já usei em alguns chás e festinhas de aniversário, mas é especialmente interessante para o Natal.

Use a própria comida como decoração. Aquelas frutas, docinhos, marshmallows, suspiros,  balinhas ou até mesmo queijos que você gostaria de deixar à disposição dos seus convidados… Que tal arrumá-los num formato de árvore de Natal?

Você pode fazer em formato de torre, usando cones de isopor e prendendo os quitutes com palitinhos ou cola quente (isto nos casos dos alimentos que são embalados, como bombons e balas). Pode ainda finalizar com um laço ou uma estrela no topo.

cones-de-isopor

Cones de isopor são comumente encontrados em papelarias a um preço acessível.

Ou ainda simplesmente escolher uma bela bandeja ou louça e arrumar os quitutes ou guloseimas em formato de árvore de natal, aproveitando o contraste das cores dos alimentos para produzir um belo efeito decorativo.

Outra ideia bacana que se pode fazer a partir dos cones de isopor é fazer árvores de Natal decorativas sem material comestível, usando bolinhas de natal (mais uma utilidade para aquelas bolinhas que você jogaria fora), lã, juta e o que mais a imaginação permitir.

Uma proposta interessante que tenho visto em revistas e blogs especializados é o uso de colheres descartáveis (sem o cabo), como vocês podem ver na imagem acima (a árvore cinza). Achei super criativo.

Aquele restinho de descartáveis da festa de aniversário do(a) filho(a) que está guardado sem utilidade alguma agora pode ter um bom destino.

Dica 3 – Aproveite as plantas naturais que você já possui em casa.

Tem vasos de planta em casa? Coloque um pisca-pisca nele e tenha um efeito natalino mega charmoso. Pode ser um plus decorativo, ou se você não conseguiu (ou ficou com preguiça de) montar a árvore de Natal, vira um substituto muito gracioso.

arvore-de-natal-vaso

Dica 4 – Porta guardanapos (DIY)

Você é doida para usar aqueles porta-guardanapos que promovem um elegante efeito na mesa, mas toda vez que vai na loja ver o preço, quase cai para trás com o preço daquelas minúsculas argolinhas. Acertei?

Faça as suas você mesma, de um jeito mega simples, barato e ainda por cima personalizado.

Não jogue fora o rolinho do papel toalha, do papel alumínio, do plástico filme etc. Eles cortados, forrados com tecidos ou fitas de cetim (use cola quente) podem gerar belíssimos porta-guardanapos.

Você pode simplesmente forrar uma vez ou ainda incrementar com fitas, pedrinhas, pérolas, renda, raminhos e/ou outros tecidos que façam contraste.

porta guardanapos.png

Dica 5 – Porta-talheres

Se você tiver muitas pessoas na ceia, talvez não possa fazer uma mesa posta (com lugar à mesa para cada pessoa, com pratos, talheres e taças) e tenha que optar por um sistema self-service.

Um jeito charmoso de arrumar os talheres é usar porta-talheres  customizados.

As opções aqui são muitas: enrolar num guardanapo (de tecido ou papel) e amarrar com fita ou juta, “meinhas” ou “luvinhas” de papai noel (comumente vendidas em lojas de R$1,99, como enfeites para decorar árvores), a própria juta, que pode ser associada a uma renda ou fita e por aí vai.

São dicas relativamente baratas e simples, mas que transmitem a ideia de capricho e elegância. Quem não gosta de estar num ambiente bonito e arrumado?

Decorar é uma forma de transmitir acolhimento e carinho.

A.D.O.R.O!!!

Gostaram?

Estamos pensando em fazer um vídeo de decoração para o Canal Viver Eu Quero, no YouTube. O que acham?

Anúncios

Um comentário em “5 Dicas Fáceis (e Baratas) de Decoração de Natal

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: