Chá de Lenços e Chapéus.

Hoje o Blog Viver Eu Quero vai abordar um assunto interessantíssimo: como fazer um Chá de Lenços e/ou Chapéus para um paciente diagnosticado com câncer? Gente, essa ideia é fabulosa. Neste post vamos abordar algumas dicas bem legais para o momento.

A proposta é um carinho delicioso dos amigos e entes queridos ao homenageado. Se você tem um amigo ou familiar passando por este momento e você quer fazer algo por ele, aposte nesta ideia. Com certeza agradará.

Só precisamos ter alguns cuidados e aproveitar algumas dicas. Bora lá!

1) Quem deve organizar o Chá?

O chá pode ser organizado tanto por amigos e familiares, quanto pelo próprio paciente. É claro que se você quiser fazer essa surpresa a um paciente, ele ficará feliz da vida. Entretanto, nada impede que o próprio paciente organize seu chá. Na verdade, acho que esta é uma linda demonstração de força.

Se você mesmo vai organizar o seu chá, parabéns pela iniciativa!

2) O momento para fazer o Chá de Lenços e Chapéus .

Isso é bem importante.

Primeiro: nem toda quimioterapia faz o cabelo cair. Então se você ainda não tem esta informação, converse com seu médico (ou com o paciente, se você for um amigo/familiar). O fato de um paciente fazer quimioterapia não significa necessariamente dizer que seu cabelo vá cair.

Já tem a informação de que o tipo de quimioterapia faz mesmo cabelo cair? Ok. O tratamento já começou?

Não? Este momento é muito bom. Por que? A questão é que ao longo do tratamento o paciente pode sentir um pouco de indisposição, devido aos efeitos colaterais da quimioterapia.  Se você conseguir organizar o chá antes do início da químio, será ótimo.

Sim, o tratamento já começou? Não tem problema. Você só precisará tomar alguns cuidados extras.

Procure saber com o(s) acompanhante(s) do paciente, quando os efeitos colaterais da químio costumam abrandar, para marcar o chá neste período. Normalmente os dias que se seguem ao tratamento são os que deixam o paciente mais indisposto. Os dias que antecedem a sessão seguinte costumam ser aqueles nos quais o paciente se sente melhor.

Neste caso, é bom se organizar para que o evento não seja muuuito longo, pois é possível que o homenageado fique um pouquinho mais cansado do que o habitual. Apenas uma questão de bom senso.

Há mais um cuidado um pouco delicado, porém bem-vindo: é bom que os convidados se conscientizem que, se por um acaso, estiverem doentes no dia do evento, o ideal é evitar contato direto com o paciente, pois há um chance de sua imunidade estar um pouco comprometida. Este é um gesto extremamente educado e consciente. Significa que vocês fazem questão de preservar a saúde da pessoa que gosta. Mais um lindo gesto de carinho.

Por fim, não se assuste com esses cuidados extras. É fato que a vida do paciente oncológico muda muito, mas não deixe que essa mudança o impeça de ser surpreendido com um presente tão lindo como um Chá de Lenços e Chapéus. Temos que ter alguns cuidados a mais e isso pode dar um pouco mais de trabalho? Sim, mas isso não é motivo para você desistir da ideia. Ao contrário, isso faz com que você perceba que, mais do que nunca, esta pessoa merece este mimo.

3) Os convites e o tom da festa

Não estou falando de convite formal, embora você também possa fazê-lo, se desejar. Estou falando da maneira como você transmite a ideia aos demais convidados.

Tenha em mente que cada um lida com o câncer à sua maneira e que isso merece ser respeitado. Uns lidam com muito humor e astral leve. Outros lidam com maior discrição e um pouco de cautela.

Ao fazer os convites, tente transmitir este tom. Se a pessoa for bem humorada, brinque. Se a pessoa for mais séria, dê um enfoque no carinho e amor que vocês querem passar para o paciente. Isso prepara os convidados para o tom pretendido na festa.

4) O que levar?

Para evitar de dar trabalho ao paciente, o ideal é que cada um leve um prato de doce ou salgado ou, se quiserem ser mais práticos, reservem um espaço num café ou pizzaria e cada um paga a sua conta.

É possível ainda arrecadar dinheiro com os amigos e um grupo se encarregar de comprar os comes e bebes. Não precisa ser nada muuuito elaborado. O mais importante é o carinho a ser transmitido no dia.

5) Presentes

Essa parte é muito bacana. Vocês podem dar lenços, turbantes, chapéus, gorros, bandanas, echarpes, boinas, bonés etc.

Não se prendam apenas aos lenços. As opções são muitas. O ideal é descobrir qual é a preferência do homenageado.

E se o paciente for homem? Quem disse que homens não podem ter festa ou chá? Eles também precisam proteger suas carecas do sol e igualmente precisam de carinho neste momento. Com certeza podem usar chapéus, gorros e bonés.

tumblr_static_tumblr_static__640

Outra proposta interessante: vimos um caso que os amigos sabiam que a paciente era uma verdadeira chocólatra e todos levaram uma unidade do chocolate preferido dela. Ela fez um estoque e tanto ao final.

Descubra algum outro mimo da preferência do homenageado: bijuterias, maquiagem, cosméticos, gravatas, livros, acessórios etc.

6) Decoração

Quer caprichar mais e fazer uma decoração? Uma ideia bem bacana é a de fazer varais de: lenços, recados, chapéus etc.

Um painel de lenços ao fundo da mesa dá um bom colorido e fica lindo.

Use as próprias comidas para decorar a mesa. Procure bandejas com alturas diferentes, pois isso produz um lindo efeito decorativo. Se não tiver bandejas, use pilhas de livro para criar o mesmo efeito. Seja criativo!

Arranjos ou buquês de flores também dão um charme todo especial e são mais um presente ao homenageado do dia. Não precisa ser profissional. Algumas flores do jardim  colocadas em uma garrafa de vidro, já formam um arranjo rústico e charmosíssimo.

7) Registros.

Nos dias de hoje, smartphones não faltam.

Registrem o momento não apenas com fotos, mas também com vídeos. O paciente terá a oportunidade de reviver este momento de carinho.

Outra ideia bacana é a de realizar vários vídeos curtinhos dos convidados desejando força ao homenageado. Este é mais um presente.

Outro registro importante: todos usando lenços e chapéus. Isto faz com todos se sintam parte do grupo.

8) Atividades.

Querem fazer alguma atividade ao longo da festa?

Que tal alguém ensinar a fazer amarrações de lenços? Vocês vão rir muito com a falta de habilidade de alguns. Temos alguns vídeos ensinando amarrações aqui e aqui.

Em nossas pesquisas, descobrimos chás nos quais contrataram até pessoas para ensinar dança do ventre. Que chique!  Ao final, todas as mulheres aprenderam uma coreografia.

Outra coisa super bacana é fazer uma mini palestra de conscientização sobre prevenção. do câncer. No caso de câncer de mama, por exemplo, lembrar da importância de fazer o rastreamento através de mamografias anuais, a possibilidade de fazer autoexame etc.

Se não quiser fazer atividade alguma, também é válido. O simples fato de ter uma reunião de amigos já gera muita atividade entre os presentes. Conversas não faltarão. Talvez uma música ambiente já esteja de bom tamanho.

9) Raspar a cabeça 

Se você for um(a) paciente mais ousado(a), talvez venha gostar desta ideia.

Ao longo de nossas pesquisas achamos alguns casos, especialmente no exterior, de pacientes que optaram por raspar seus cabelos no momento do chá e na presença dos amigos. Em alguns casos até mesmo alguns familiares e amigos, normalmente homens (comumente o pai, marido, companheiro, irmão etc.) optaram por raspar os cabelos em solidariedade.

A proposta é ousada, mas ao mesmo, convenhamos: é marcante. Acho que todos ficarão marcados e tocados por este momento.

10) Lembranças

Mais uma vez estamos diante de um item não obrigatório, mas se você fizer questão, temos algumas dicas:  cupcakes decorados com o laço que representa a luta do câncer em questão; uma mensagem impressa acompanhada do laço; biscoito no formato do laço ou de um chapéu; se tiver como imprimir na hora, uma foto de todo o grupo usando lenços ou chapéus e o que mais sua criatividade permitir.

download (1)downloadfd109fd36641301a52ea105508461d32

Essas são as nossas dicas.

Com um pouco de criatividade e bastante amor tenho certeza que vocês farão um chá de lenços e chapéus que marcará a vida da pessoa homenageada e será  um carinho bem-vindo num momento difícil.

Quem não gosta de se sentir querido, especialmente num momento delicado como este?

Espero que tenham gostado das nossas dicas. Tem mais sugestões? Comente aqui embaixo e vamos ajudar outras pessoas com suas ideias também.

Super beijo e bora viver, porque viver eu quero!

5 comentários em “Chá de Lenços e Chapéus.

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: