A Transformação.

Hoje numa ótima conversa com minha maravilhosa psicóloga, surgiu um papo bem bacana sobre o que havia mudado em minha vida após o diagnóstico de câncer. Depois de contar as mudanças, ela me disse que estava ali um ótimo assunto para abordar aqui no blog e já tinha até um título: a transformação.

Não vou fantasiar as coisas aqui para vocês. É claro que eu estou vivendo um momento difícil e que não dá para chamar de agradável o impacto de uma quimioterapia, o momento de uma cirurgia, a rotina de fazer 1001 visitas ao hospital, exames etc.  Mas a questão é o seguinte: ou eu vivo tudo isso me lamentando o tempo todo e sofrendo cada vez mais com esta nova rotina, ou eu uso minha força e otimismo para tirar o melhor de mim e aproveitar a oportunidade de viver cada dia da minha vida e ser feliz.

Aprendi a distinguir o que é essencial do que pode até ser considerado importante e útil, mas que não tem o mesmo peso. Nos deixamos influenciar por modismos, as falsas “realidades” transmitidas em mídias e rede sociais e entramos numa onda de  cada vez querer mais, acumular mais e esta sede nunca é aplacada, gerando um eterno sentimento de insatisfação ou até mesmo frustração.

Hoje, isso me parece tão sem sentido. Seria o propósito de nossas vidas vencer um concurso de quem tem mais ou faz mais? Só isso?

O essencial, hoje, me parece estar em: tirar as gargalhadas mais gostosas dos momentos que interagimos com os que nos amam; olhar nos olhos daqueles com os quais nos importamos; abraçar de verdade as pessoas e não apenas como um gesto de cumprimento ou obrigação social; amar; sorrir… tantas coisas simples.

Sabe, nos últimos tempos muitas coisas mudaram. Aproximei-me mais de meus irmãos, de meus pais e demais familiares, tenho conversas bem mais profundas com minha mãe, retomei amizades lindas com as quais não mantinha contato há muitos anos e estreitei os laços com muitos que estavam ao meu redor. Acho que nunca recebi tantos carinhos, abraços, beijos na testa e tanto cafuné.

Meu filho diz que para amar tem que dar beijo, abraço e cafuné. É uma delícia esse pacote de amor. Neste sentido, minha vida enriqueceu demais. Sinto-me mais amada e muito feliz, em que pese os vários problemas que se apresentam.

E a forma como lidamos com os problemas? Sim, eles existem e precisam ser enfrentados. Mas como? Encarando-os a todo o momento? Percebi que a preocupação constante não tem o poder de mudar problemas. Ao contrário, tende a criar novas situações indesejadas.

Eu que antes era ansiosa o tempo todo (quem me conhece bem sabe do que estou falando), aprendi pela primeira vez na vida a acessar certas preocupações e problemas nos momentos  que posso fazer alguma evolução ou diferença. Não extirpei a ansiedade da minha vida, mas ela nunca esteve tão bem controlada. Agora, deixo o problema lá quietinho, porque revivê-lo o tempo todo, sem poder fazer nada para mudar a situação, só serve para trazer tormenta.

Encarar a vida desse novo jeito traz uma leveza tãããooo grande.

Buscar um lado positivo, mesmo naquilo que parece ser um enorme drama, pode tornar a vida tão mais leve.

Então, qual foi a transformação? Parece que minha vida tem mais problemas, então como é possível dizer que apesar disso tudo, eu me sinto mais feliz?

Simples: não foi a mudança da vida que trouxe mais felicidade. Foi a mudança do olhar! Esta foi a grande transformação trazida por meu diagnóstico.

Temos o poder de tornar situações lindas praticamente invisíveis de tão ignoradas e ao mesmo tempo podemos transformar pequenos problemas em verdadeiras tempestades.

Nem oito, nem oitenta.

Belezas da vida devem ser notadas e problemas tratados, cada um ao seu tempo. Tudo uma questão de perspectiva. Pense nisso. Está longe de ser impossível. Basta mudar sua maneira de olhar.

Permita-se esta transformação.

A vida está aqui para ser vivida hoje. Não temos certeza do amanhã. Ajuste sua perspectiva e viva mais e intensamente.

Bora viver?

 

Anúncios

6 comentários em “A Transformação.

Adicione o seu

  1. Falou tudo! ! ! ! Hoje, o seu corpinho pode estar doente mas sua alma está curada, por isso, você se sente mais leve e feliz!💗 Isso está refletido até nas suas ações….suas roupas estão mais coloridas e vibrantes e você não tem medo de ousar!

    Curtido por 1 pessoa

  2. A transformação é dentro pra fora. Texto corajoso,sereno e sincero.Aprendo muito com você.Como bem disse o poeta Carlos Drummond de Andrade,”A DOR É INEVITÁVEL,O SOFRIMENTO É OPCIONAL”.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: